domingo, 1 de abril de 2012

Humanos - Capítulo 16

Nascido em 12 de fevereiro de 1809 na cidade Shrewsbury, o naturalista britânico Charles Robert Darwin ficou conhecido no meio científico por ter sido responsável junto com Alfred Wallace, pela Teoria da Evolução. Tal teoria demorou mais de 20 anos para ser publicada já que contrariava a crença da época de que as espécies eram fixas conforme Deus havia criado, ou seja, as espécies não se modificavam.


Frederic François Chopin foi um dos maiores compositores e pianistas da história. Sua técnica refinada e elaboração harmônica são comparadas com as de gênios como Beethoven e Mozart. Chopin nasceu em 1 de março de 1810 na cidade de Zelazowa Wola, Polônia e faleceu em 17 de outubro de 1849 em Paris.


Em 5 de maio de 1818, em Tréveris, Alemanha, nasceu Karl Heinrich Marx, um dos fundadores do Marxismo. Marx foi economista, filósofo, historiador e sociólogo. O Marxismo baseia-se no materialismo e no socialismo científico e constitui ao mesmo tempo uma teoria geral e o programa dos movimentos operários que une a teoria à prática.


Napoleão Bonaparte foi imperador da França entre 1804 e 1814. Sob seu comando, estabeleceu-se a hegemonia francesa sobre a maior parte da Europa. Sua morte ocorreu em 5 de maio de 1821, aos 51 anos.


Em 7 de setembro de 1822, o Brasil conquista a sua independência e relação à Portugal. Tal declaração foi dada pelo imperador Dom Pedro I às margens do Rio Ipiranga.


O cientista francês Louis Pasteur foi responsável pela criação da pasteurização, processo que destrói microrganismos patogênicos existentes nos alimentos. Entre outras descobertas, também criou a primeira vacina contra a raiva. Pasteur nasceu em 27 de dezembro de 1822 em Dole, vindo a falecer em 28 de setembro de 1895 na também francesa cidade de Marnes-la-Coquette.


Em 27 de setembro de 1825 foi inaugurada a primeira linha férrea do mundo. Com 40 quilômetros de extensão, a Stockton and Darlington Railway, foi construída entre Darlington e Stockton-on-Tees, na Inglaterra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário