segunda-feira, 18 de julho de 2011

O Rock Brasileiro Desde os Primórdios Até Hoje em Dia: Ira!

Formada em 1981, com nome inspirado no Exército Republicano Irlandês (Irish Republican Army), o Ira! surgiu a partir da banda Subúrbio que passou a contar com Edgard Scandurra na guitarra e Nasi no vocal.
.
.
Em 1983, o Ira, ainda sem ponto de exclamação, lançaria um compacto cujo título levaria o nome da banda, porém, embora tenha sido prensado, jamais foi comercializado, visto que a WEA temia a reação da censura com relação às suas duas canções (Pobre Paulista e Gritos na Multidão).
.
..
Após algumas mudanças, a formação do Ira! passou a ter além de Edgar e Nasi, os músicos Ricardo Gaspa (baixo) e André Jung (bateria). Esta formação viria a ser uma das mais duradoras do rock nacional chegando a permanecer por 22 anos.
.
.
Em 1985, lançam o primeiro disco, "Mudança de Comportamento", que foi gravado em apenas nove dias, vendeu 60 mil cópias na época e tinha os sucessos "Núcleo Base", "Tolices" e "Longe de Tudo".
.
.
Em 1986, com o álbum "Vivendo e Não Aprendendo", a banda se torna ainda mais conhecida. O disco conta com hits como "Dias de Luta", "Envelheço na Cidade" e "Flores em Você" que foi tema de abertura da novela "O Outro", da Rede Globo, no ano de 1987).
.
.
Em 1987, veio aquele que seria um dos seus discos mais cultuados apesar da discreta vendagem, "Psicoacústica", que incluía o single "Pegue Essa Arma".
.
.
Em 90, lançaram o disco "Clandestino" que tinha como destaque a música "Tarde Vazia". O Ira! lançaria ainda mais 7 álbuns de estúdio e 2 ao vivo.
.
.
.
.
.
.
.
.
Em novembro de 2007, o guitarrista da banda, Edgard Scandurra anuncia o fim da banda. Seus ex-integrantes assumiram seus projetos, até então, paralelos e o Ira! ficou sendo como um dos melhores capítulos da história do rock brasileiro.
.
banda-ira-1.jpg (720×460)
.
Veja Também:
O Rock Brasileiro Desde os Primórdios Até Hoje em Dia: Titãs
http://educarmel.blogspot.com/2011/07/o-rock-brasileiro-desde-os-primordios_26.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário