terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Rock Brasileiro Desde os Primórdios Até Hoje em Dia: Camisa de Vênus

.
Em 1980 na capital baiana, Marcelo Nova e Robério Santana decidiram montar uma banda. Marcelo seria o vocalista e Robério o baixista. Para assumir a guitarra base chamam Karl Franz Hummel que traz junto o baterista Gustavo Mullem. Também se juntou ao grupo o guitarrista solo Eugênio Soares.


A banda foi batizada pelo nome Camisa de Vênus, e após algumas apresentações, Eugênio resolve sair da banda, Gustavo então resolve trocar as baquetas pelas cordas da guitarra e em seu lugar assume o baterista Aldo Machado.


Após lançar um compacto pela gravadora local NN Discos, o grupo é contratado pela Som Livre e lança em 1983 o disco chamado "Camisa de Vênus". Apesar do sucesso, a música "Bete Morreu" teve sua execução radiofônica proibida pela censura.



Contrato quebrado pela Som Livre pelo fato de que a banda não concordou em mudar o nome, o Camisa de Vênus lança pela RGE em 1984 o segundo álbum com o nome "Batalhões de Estranhos". "Eu Não Matei Joana D'Arc" foi o grande hit do disco.


Em 1986, o grupo lança seu primeiro álbum ao vivo, o disco "Viva" que traz cinco músicas inéditas além de outras já gravadas anteriormente. Depois de 40 mil cópias vendidas, o disco foi recolhido pela polícia federal por ordem da censura. Apesar de oito das dez músicas terem a execução radiofônica proibida, as vendas voltaram a ser liberadas tornando-se o segundo álbum ao vivo mais vendido do rock nacional dos anos oitenta.


Ainda em 1986 lançam pela WEA o álbum "Correndo o Risco". Este foi o disco mais vendido da banda e trazia os sucessos "Só o Fim", "Simca Chambord", "Deus me Dê Grana" e "Ouro de Tolo" de Raul Seixas.


Em 1987, lançam o primeiro álbum duplo do rock nacional, "Duplo Sentido". Das dezessete músicas gravadas, cinco eram covers. Depois deste álbum a banda se separou, Marcelo Nova decidiu seguir carreira solo.


Em 95 o Camisa de Vênus retorna, dessa vez com Luis Sérgio Carlini na guitarra solo, Franklin Paolillo na bateria, Carlos Alberto Calazans nos teclados, além de Karl Hummel e Marcelo Nova. No mesmo ano lançam o álbum ao vivo "Plugado" e no ano seguinte o álbum de estúdio "Quem é Você?". Após turnê a banda novamente acaba.


O grupo retornou em 2004, passou por outras mudanças e atualmente a formação é composta por Karl Franz e Gustavo Müllem (guitarras), Jerry Marlon (baixo), Louis Bear (bateria) e Eduardo Scott (vocais).


Um comentário:

  1. melhor banda de todos os tempos tb teve o dvd de 2004 no festival de verao

    ResponderExcluir