sábado, 20 de agosto de 2011

Países Mundo Afora: Afeganistão

Continente: Ásia
Capital: Cabul
Idioma: Pashto e Dari
Moeda: Afegani
Área Total: 652.090 km²
População: 29.835.390
Alfabetização: 28,1%

Localizado no sudoeste asiático, o Afeganistão faz limite ao sul e ao leste com o Paquistão, a oeste com o Irã, ao norte com o Turcomenistão, o Uzbequistão e o Tadjiquistão, e a nordeste com a China.

Vista Parcial de Cabul

Aeroporto de Cabul

Grande parte do território afegão é formada por regiões desérticas ou semidesérticas. 85% do seu território é formado por montanhas, embora inclua planícies no norte e no sudoeste e poucas depressões. O ponto mais alto do Afeganistão, o Nowshak, atinge uma altitude de 7.485 metros acima do nível do mar.

Nowshak

O país apresenta um clima continental. Seu inverno é muito frio, com temperaturas chegando a -40º. O verão é bastante quente e seco com temperaturas oscilando entre 35 e 40 graus, exceto nos terrenos mais elevados. O clima muda muito de um dia para outro, durante o outono e a primavera.

Montanhas Hindu Kush 

A flora do país é composta por plantas que se assemelham às das planícies e desertos do oriente médio. Bosques de cedros, pinhos e outras coníferas estão em regiões que ficam entre 1.830 e 3.660 metros de altitude. Em alturas inferiores, existem arbustos e aveleiras, pistache e fresno. Abaixo dos 900 metros, a vegetação é bem escassa e composta por arbustos e ervas.


A fauna afegã é formada por dromedários e camelos, cabras montanhesas, ursos, gazelas, lobos, chacais, pumas e raposas. O galgo afegão é conhecido por ser um animal muito belo e útil, visto que é utilizado para caçar. Também existem aves aquáticas, faisões, codornas e um grande número de outros pássaros. Além disso, existe um ovino, naquele país, chamado ovelha Karakul, muito famosa pela beleza e qualidade de sua pele.


Embora a economia tenha melhorado desde a queda do regime talibã, em 2001, os setores produtivos ainda atuam em baixa escala, como é o caso dos têxteis, a produção de sabão, móveis, sapatos, fertilizantes, roupas, alimentos derivados, bebidas não-alcoólicas, água mineral, cimento, tapetes tecidos à mão, gás natural, carvão e cobre. A agricultura produz somente 5% do que o país consome sendo o restante importado. Por ser mais rentável, os agricultores afegãos preferem plantar papoula, planta de onde é extraída o ópio que é utilizado na produção de heroína e que é o principal produto de exportação do Afeganistão.

Plantação de Papoula 

Mercado Popular de Cabul

A maioria dos afegãos (cerca de 99%) são muçulmanos sendo 84% desse total sunitas e 15% xiitas. A vida muçulmana no Afeganistão tem uma figura importante conhecida como o mulá (líder religioso do sexo masculino), que é quem conduz o sermão de sexta e orações, casamentos e funerais. Os mulás também ensinam as leis e doutrinas do Islã para adultos e crianças, arbitram disputas locais, com base em princípios jurídicos islâmicos, e também são chamados a prestar aconselhamento e resolução de muitos outros problemas físicos, sociais e pessoais, incluindo coisas tais como medicamentos, disputas pela água local, e até brigas de família. Em algumas áreas mais remotas, o mulá diz aos seus seguidores o que podem ou não fazer.

Mesquita Mazar e Sharif

Mesquita Azul de Herat

A cultura do Afeganistão segue suas raízes mantendo tradições como bordar sacos que são usados para transportar grãos e enfeitar com ornamentos de tecido os camelos que fazem parte das caravanas dos nômades. Ter boa caligrafia também faz parte das tradições islâmicas. Poesia e poetas são reverenciados, e apesar dos séculos de guerra, suas artes continuam a prosperar.



2 comentários: