terça-feira, 16 de agosto de 2011

O Rock Brasileiro Desde os Primórdios Até Hoje em Dia: Legião Urbana

Após a separação da banda Aborto Elétrico, da qual fazia parte, Renato Russo resolve fundar aquele que seria um dos grupos mais importantes da história do rock brasileiro, o Legião Urbana. Depois de algumas formações a banda passou a ter além de Renato Russo nos vocais, Renato Rocha no baixo, Dado Villa Lobos na guitarra e Marcelo Bonfá na bateria.
.
.
Os Paralamas do Sucesso, que haviam gravado a música "Química" de Renato Russo em seu primeiro álbum pela EMI, apresentaram à gravadora uma fita demo da Legião. Fita aprovada, a banda também assina com a EMI e em 1985 lança o primeiro LP, Legião Urbana. O álbum que tinha as músicas "Será", "Geração Coca-Cola" e "Ainda É Cedo", foi apontado pela revista especializada Rolling Stone, um dos 100 maiores discos da música brasileira.
.
.
Em julho de 1986, lançam o álbum "Dois", que acabou responsável pela maior  vendagem da história da Legião Urbana. O disco trazia sucessos como "Eduardo e Mônica", ""Índios"", "Tempo Perdido" e "Quase Sem Querer".
.
.
"Que País É Este", lançado em 1987, é o terceiro álbum da banda. O disco contava com algumas músicas de bandas das quais Renato Russo havia feito parte. Entre os sucessos do álbum estavam "Que País É Este", "Química" e "Faroeste Caboclo".
.
.
Em 1989, com a saída de Renato Rocha o grupo virou um trio e assim permaneceu até o fim. A banda lança "As Quatro Estações", álbum que trata de temas como a bissexualidade e religião e que traz canções que ficaram conhecidas como "Há Tempos", "Pais e Filhos", "Meninos e Meninas" e "Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar".
.
.
O álbum intitulado "V", foi lançado em 1991, mesmo ano em que Renato Russo descobriu ser portador do vírus HIV. "V" traz a mais longa canção da banda: "Metal Contra as Nuvens" com 11 minutos e 28 segundos. Entre as faixas que se tornaram sucesso estão também "O Teatro dos Vampiros", "Sereníssima", "Vento no Litoral" e "O Mundo Anda Tão Complicado".
.
.
"Música Para Acampamentos" de 1992, é a primeira coletânea da banda e reúne gravações ao vivo e somente uma gravação em estúdio, "O Senhor da Guerra", que foi lançada na versão eletrônica à pedido da gravadora e contra a vontade da banda.
.
.
"O Descobrimento do Brasil", sexto álbum da Legião Urbana, foi lançado em 1993 e trazia como faixas principais as canções "Vinte e Nove" e "Perfeição". Foram vendidos mais de meio milhão de cópias rendendo o disco de platina duplo.
.
.
O sétimo disco da banda, "A Tempestade", foi lançado em 1996, vinte e um dias antes da morte do líder Renato Russo. A maioria das letras do disco é considerada melancólica e triste, como se pode ver em canções como "Mil Pedaços", "Quando Você Voltar" e "Longe do Meu Lado". Há também espaço para letras mais cotidianas e alegres, como "Leila", "1º de Julho" e "Dezesseis". A principal canção do disco foi "A Via Láctea", com sua letra bastante depressiva.
.
.
"Uma Outra Estação" é o oitavo e último álbum de estúdio da banda, lançado em Julho de 1997. Gravado entre janeiro e junho de 1996, reúne canções que deveriam fazer parte do álbum anterior, originalmente planejado para ser um disco duplo. Ao contrário de "A Tempestade" é um disco que conta com letras mais esperançosas e reflexivas. "As Flores do Mal" foi o principal single do disco.
.
.
Legião Urbana para muitos é a maior banda brasileira de todos os tempos. Até hoje é grande o número de fãs espalhados por todo o país.
.

Veja Também:
O Rock Brasileiro Desde os Primórdios Até Hoje em Dia: Camisa de Vênus
http://educarmel.blogspot.com/2011/08/o-rock-brasileiro-desde-os-primordios_23.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário