Localizada no leste europeu, está a Eslovênia, um país que há poucos anos atrás fazia parte da antiga Iugoslávia. A Eslovênia limita-se com a Áustria, ao norte; com a Hungria, a leste; com a Croácia, a leste e ao sul; e com a Itália e o Mar Adriático, a leste.
A topografia do país não ultrapassa os 557 metros acima do nível do mar, sendo que seu ponto culminante possui 2.864 metros de altitude e encontra-se no Monte Triglav.
O país tem clima continental parcialmente atenuado pelo Mar Adriático. O clima esloveno varia entre o alpino no norte, o mediterrâneo nas zonas costeiras, além do continental, que apresenta verões que oscilam entre suaves e quentes e invernos frios nos planaltos e vales do leste do país.
A Eslovênia conserva suas florestas, uma vez que elas cobrem cerca de 50% do território nacional. Os bosques neste país são abundantes e diversos, na sua maioria foram elevados a espaços protegidos por lei. O Lago Bled e os Alpes Julian são alguns de seus destaques naturais. Entre os animais selvagens, os mais encontrados são os ursos, veados marrons, coelhos, raposas e javalis.
Entre as principais cidades além da capital Liubliana, estão Celje, Kranj e Maribor.
A Eslovênia tem excelente infra-estrutura e localização estratégica entre os países da Europa Ocidental. Sua produção industrial destaca-se principalmente na fabricação de componentes automobilísticos, aparelhos elétricos, produtos químicos, metálicos, mobiliários e têxteis.
51% de seus habitantes vivem em centros urbanos. Sua população é bastante homogênea, com cerca de 91% de eslavos e o restante de origem sérvia, croata e bósnia. A religião predominante é a católica que é seguida por 78% da população.
Carnaval em Liubliana
Nenhum comentário:
Postar um comentário