quarta-feira, 11 de maio de 2011

Grandes Bandas: Pearl Jam

Os amigos Stone Gossard (guitarra) e Jeff Ament (baixo) ao lado de Steve Turner (guitarra) e de Mark Arm (vocal), formaram em 1984, uma banda de hard rock chamada Green River, que chegou a lançar um disco e um EP, mas que veio a se separar em 1988.

Os amigos Arm e Turner formariam então, uma outra banda, a Mudhoney, uma das bandas primordiais do grunge.


Jeff e Stone formam uma nova banda chamada Mother Love Bone juntamente com Jeff Turner na bateria e Andrew Wood nos vocais. A banda chega a lançar pela Geffen Records um EP chamado Shine em 89 e um disco chamado Apple em 90. Quando começavam a fazer sucesso nos Estados Unidos, morre o vocalista Wood após o lançamento do Aple.


Sob a idéia de lançar um disco de tributo à Wood, surge a banda Temple of the Dog, que reuniu integrantes do Mother Love Bone e do Soundgarden. Com Mike McCready na guitarra solo, Jeff Ament no baixo, Stone Gossard na guitarra, a banda teria também por indicação de Jack Irons, a presença de um tal Eddie Vedder fazendo voz de fundo. O sucesso veio e então formou-se uma nova banda: o Pearl Jam, com Vedder nos vocais.

[EDDIE VEDDER[3].jpg]

A banda de Seattle que surgiu no auge do período do movimento grunge, é considerada uma das mais populares e influentes da década de 1990. Colaborou com a popularização do movimento grunge no início dos anos 90 e é uma das poucas bandas do estilo que continuam ativas até hoje. A banda detém uma marca inusitada: durante a turnê de Binaural, lançou nada menos que 72 CDs duplos, que traziam na íntegra, cada um dos concertos da turnê.


Sempre engajado em causas de ajuda humanitária, o Pearl Jam tornou-se uma das mais idolatradas e respeitadas bandas da história do rock vendendo 60 milhões de cópias em todo o mundo, e sendo a banda recordista de álbuns ao vivo.


Em 1991 é lançado o primeiro álbum do grupo, Ten que é considerado um dos melhores álbuns de rock de todos os tempos. O sucesso da música “Alive” levou o Pearl Jam a ser conhecido em todo o mundo. A banda ganhou o prêmio  "Video of the Year" da MTV, com o clipe de “Jeremy”, além de vários outros prêmios. Ainda em 91, o baterista Dave Krusen resolve sair da banda e é substituído por Dave Abbruzzese.


Em 93 o grupo lança Vs. que chegou a vender só na primeira semana, mais de 950 mil unidades.


Vitalogy, o terceiro álbum da banda, foi lançado em 1994 e no ano seguinte Dave Abbruzzese é demitido e em seu lugar entra Jack Irons (ex Red Hot Chili Peppers), nessa época Vs. já tinha seis discos de platina, Ten, nove e Vitalogy, cinco. Em fevereiro de 1996, o Pearl Jam ganha seu primeiro Grammy, na categoria Melhor Performance de Hard Rock por “Spin the Black Circle”.


Ainda em 96 é lançado No Code, que embora não tenha repetido o sucesso dos anteriores, teve uma vendagem considerada boa.


Em 98 a banda lança Yield que foi bem recebido pela crítica. Após este lançamento, por problemas de saúde, Jack Irons deixa a banda e é substituído por Matt Cameron.


Binaural, o sexto álbum de estúdio, foi lançado em maio de 2000 com destaques como “God's Dice” e “Nothing As It Seems”.


Em 2002, a banda grava o disco Riot Act e lança um clipe, para “I am Mine”.


Em 2006, a banda lançou o álbum Pearl Jam que resultou em vários shows pela Europa e Estados Unidos.


O álbum Backspacer, com destaque para a música “The Fixer”, foi lançado em setembro de 2009 e alcançou o 1º lugar na Billboard Top 200 vendendo aproximadamente 350 mil cópias na primeira semana.


A última apresentação do Pearl Jam aconteceu em Portugal em julho de 2010, quando a banda resolveu dar uma pausa. Enquanto isto, Eddie Vedder se prepara para lançar seu novo álbum solo intitulado “Ukulele Songs”.


Recentemente o vocalista fez uma participação de forma improvisada ao lado de Dave Grohl e Pat Smear (ex-Nirvana e atuais Foo Fighters), em um show de Mike Watt em Seattle.

Um comentário:

  1. AMO,ADORO,DOLATRO O PEARL JAM TENHO A DISCOGRAFIA COMPLETA ADOREI!!!

    ResponderExcluir