domingo, 12 de fevereiro de 2012

Humanos - Capítulo 11

Em 1564, nasce o matemático italiano Galileu Galilei. Galieleu que também foi astrônomo e físico, viria a ser preso pela igreja católica em 1630, por conta de suas visões científicas. Considerado o fundador da ciência experimental moderna, foi responsável pela criação de uma fórmula matemática para descrever o percurso de um objeto em queda. 

Através do telescópio construído pelo próprio Galileu, observou entre outras coisas, as crateras da lua, os anéis de Saturno, as fases de Vênus, quatro dos satélites de Júpiter e as estrelas da Via Láctea.


Em 1582, o Papa Gregório XIII ordena que sejam omitidos dez dias do calendário juliano entre 5 e 14 de outubro daquele ano. A ideia era corrigir a medição do ano solar, fazendo com que o ano durasse 365 dias, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos. Estava criado então o calendário gregoriano.


A necessidade de grandes descobertas no campo astronômico, fez com que o alemão naturalizado holandês Hans Lippershey inventasse em 1608, o primeiro telescópio da história.


Nascido em 24 de outubro de 1632, o fabricante de microscópios holandês Anton van Leeuwenhoek foi o primeiro a observar e descrever as fibras musculares, protozoários, bactérias e a circulação nos vasos saguineos dos peixes.


.
Veja também:
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário