domingo, 9 de outubro de 2011

Humanos - Capítulo 1

Humanos é uma série de posts que conta a história do homem através dos tempos, descrevendo suas mudanças físicas, suas descobertas, comportamentos e a transformação do mundo em geral. É difícil precisar muitas datas, principalmente dos acontecimentos mais antigos, porém, as informações aqui colocadas estão baseadas em uma pesquisa que envolve várias fontes considerando que as datas que mais se repetem são as mais próximas da realidade e assim inclusas nos textos.
.
.
Segundo consta nos livros de história, o homem surgiu há aproximadamente 3,5 milhões de anos a.C. no continente africano, num período descrito como Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada. O homem da época ficou conhecido como Australopitécos que apresentava características físicas ainda distantes do homem atual, se alimentava de árvores frutíferas e peixes. Vivia mudando de lugar quando a comida se tornava escassa e morava em cavernas perto de rios, para se proteger de animais como tigres e mamutes.
.
.
Há cerca de 2 milhões de anos surgiu o Homo habilis, assim chamado por sua habilidade em utilizar pedras cortantes ou aguçadas para quebrar invólucros de sementes, cavar a terra em busca de raízes ou esquartejar animais. A postura do Homo habilis era menos curvada que a dos australopitecos.
.
.
O Homo erectus teve sua origem há 1,5 milhão de anos e já vivia também nos continentes europeu e asático. Sua estatura não ultrapassava 1,5m e suas ferramentas eram facas, machados e raspadores. Acredita-se que o Homo erectus tenha iniciado a linguagem falada.
.
.
Há 300 mil anos surgiu então o Homo sapiens, um ser altamente desenvolvido, com inúmeras capacidades como o raciocínio abstrato, a linguagem e a resolução de problemas. Sua capacidade mental, associada ao corpo ereto possibilitaram o uso dos braços para manipular objetos, fator que permitiu aos humanos a criação e a utilização de ferramentas para alterar o ambiente a sua volta mais do que qualquer outra espécie de ser vivo. Diz-se que a vida religiosa foi iniciada no período de 125 mil a.C.
.
.
Mais tarde, há cerca de 40 mil anos a.C., foi a vez do Homo sapiens sapiens, que se espalhou pela terra, aperfeiçoou suas técnicas de obtenção de alimentos, ampliou as formas de organização social, estruturou a religião e produziu manifestações artísticas. Através de pinturas em cavernas, descobriu-se que em 30 mil a.C. os humanos usavam arcos, flechas e outras armadilhas na caça de animais como redes feitas de cordas trançadas com fibras de plantas. Conforme descobertas feitas em cavernas na Europa Ocidental, chegou-se à conclusão de que nesta mesma época o homem já fazia pinturas em pedras utilizando tintas feitas de minerais como óxido de ferro vermelho e carvão e pincéis feitos de galhos mascados ou pelos de animal.
.
.
Com o passar do tempo o homem percebeu que precisava de algo para condicionar alimentos, água e semente, então, em 13 mil a.C. ele descobriu que a argila misturada à água e aquecida no fogo se tornava algo resistente, a partir daí iniciou-se a modelagem de recipientes usando-se desta mistura. Começava aí a história da cerâmica. Não se sabe como isto ocorria, já que segundo alguns livros de história, o homem só conseguiria produzir fogo 6 mil anos mais tarde.
.
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário