terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Rock Brasileiro Desde os Primórdios Até Hoje em Dia: Engenheiros do Hawaii

Formada em 1984 em Porto Alegre, a banda iniciou com Humberto Gessinger (vocal e guitarra), Carlos Stein (guitarra), Carlos Maltz (bateria) e Marcelo Pitz (baixo). Após algumas apresentações em palcos alternativos, a banda tem a chance de participar da coletânea Rock Grande do Sul (disco com músicas de várias bandas gaúchas) em 1985, com as músicas "Sopa de Letrinhas" e "Segurança".



Em 1986, gravam seu primeiro álbum, o "Longe Demais das Capitais". De cara, duas músicas foram inclusas na trilha sonora de novelas da Rede Globo e da extinta Manchete. As músicas foram "Toda Forma de Poder" e "Segurança" e ainda tinha "Sopa de Letrinhas", "Eu Ligo Pra Você" e "Longe Demais das Capitais" que também foram sucesso.


Em 1987 foi a vez do álbum "A Revolta dos Dândis". O disco contava com os sucessos "A Revolta dos Dândis I", "Terra de Gigantes", "Infinita Highway", "Refrão de Bolero" e "A Revolta dos Dândis II".


Em 1988 "Ouça O Que Eu Digo, Não Ouça Ninguém" trazia como destaque as canções "Somos Quem Podemos Ser" e Tribos e Tribunais".


Em 1989, o álbum "Alívio imediato" trazia alguns sucessos anteriores gravados ao vivo, além das inéditas que viraram sucesso, "Nau à Deriva" e "Alívio Imediato".


Em 1990 os Engenheiros do Hawaii gravaram aquele que foi o maior sucesso do grupo, o álbum "O Papa é Pop". O disco trazia grandes sucessos como "O Exército de Um Homem Só", "Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones" (música do grupo "Os Incríveis), "Pra Ser Sincero", "O Papa é Pop" e "Perfeita Simetria".


"Várias Variáveis" foi o álbum lançado em 1991 e tinha os hits "Herdeiro da Pampa Pobre" (de Gaúcho da Fronteira), "Piano Bar", "Sampa no Walkman" e "Ando Só".


Com os sucessos "Ninguém = Ninguém", "Pose (Anos 90)", "Até Quando Você Vai Ficar?", "Parabólica" e "A Conquista Do Espaço", o álbum "Gessinger, Licks & Maltz" foi lançado em 1992.


Em 1993, o álbum "Filmes de Guerra, Canções de Amor" trazia além quatro músicas inéditas, alguns sucessos em acústico como "Alívio Imediato", "Muros e Grades" e "O Exército de Um Homem Só".


Com uma formação já bastante diferente, em 1995 a banda lança "Simples de Coração".


"Minuano" lançado em 1997, trazia como destaque a canção "A Montanha".


Em 1999, o grupo lança o primeiro álbum pela gravadora Universal Music, o "¡Tchau Radar!".


Em 2000, lançam "10.000 Destinos" que traz as inéditas "Números" e "Novos Horizontes", além de sucessos antigos ao vivo.


"10.001 Destinos", lançado em 2001, traz uma mistura de sucessos ao vivo e músicas de estúdio.


Com destaque para as músicas "Surfando Karmas e DNA", "3ª do Plural" e " E-Stória", a banda lança em 2002 o álbum "Surfando Karmas e DNA".


Em 2003 é a vez do álbum "Dançando no Campo Minado".


Com as inéditas "Armas Químicas e Poemas", "Outras Frequências" e "Depois de Nós", em 2004 lançam o "Acústico MTV".


Mais uma mistura de sucessos ao vivo com inéditas formam o álbum "Novos Horizontes", lançado em 2007.


A banda teve várias formações e uma nova reunião está prevista para 2012.


Veja também:
O Rock Brasileiro Desde os Primórdios Até hoje em Dia: Nenhum de Nós
http://educarmel.blogspot.com/2011/10/o-rock-brasileiro-desde-os-primordios_18.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário