domingo, 16 de outubro de 2011

Humanos - Capítulo 2

Em 12 mil a.C., muitas regiões do planeta eram cobertas pelo gelo e mesmo naquela época houve uma alteração climática que provocou o degelo fazendo com que o nível do mar passasse a subir de forma bastante significativa.


Em 10 mil a.C., o Lago Vitória localizado na África, passou a correr para o Nilo, fazendo com que este rio (o Nilo), viesse a se tornar o mais longo do mundo. Com o derretimento do gelo, outras áreas passaram a ser habitáveis, fazendo com que a humanidade se espalhasse pelo mundo.

Lago Vitória - África

Mais tarde, em 8 mil a.C., os homens começam a viver em comunidade e iniciam o cultivo de culturas como o trigo e a cevada. Com o passar dos séculos, descobre também que é possível fazer fogo através do atrito provocado ao esfregar dois pedaços de madeira um no outro. Acredita-se que nesta mesma época na Palestina, foram criados os primeiros fornos construídos com pedra e argila.


A carne consumida que vinha da caça, passou a vir dos animais que começavam a ser domesticados. Diz-se que as ovelhas passaram a ser domesticadas inicialmente na fronteira do que são hoje Turquia e Iraque, enquanto que as cabras foram domesticadas no Irã.

Rebanho na atual Turquia

Também por volta de 8 mil a.C., o homem descobre o cobre e passa a se vestir com roupas feitas com peles de animais. A Ásia Oriental inicia o cultivo do arroz, Jericó se torna a primeira cidade murada da história e a população mundial atinge o número de 5 milhões de habitantes.

Jericó - Palestina

Nenhum comentário:

Postar um comentário