segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Empresas Catarinenses em Destaque: Grupo Weg

Inicia hoje uma série sobre algumas das empresas catarinenses que mais se destacam no cenário nacional e internacional. Será publicado um post por semana, começando pela jaraguaense Weg S/A. Boa leitura!

A WEG S/A começou sua história em 16 de setembro de 1961 na cidade catarinense de Jaraguá do Sul e é um das maiores fabricantes mundiais de equipamentos eletro-eletrônicos.

Fundada por Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus, a fábrica inicialmente era conhecida como Eletromotores Jaraguá. Mais tarde, a empresa criada por um eletricista, um administrador e um mecânico viria a mudar sua razão social para Eletromotores WEG SA. O nome surgiu da união das iniciais dos três fundadores.

Weg Jaraguá do Sul

O sucesso marca a trajetória da empresa ao longo dos anos. A WEG é a maior fabricante latino americana de motores. Atua nas áreas de comando e proteção, variação de velocidade, automação de processos industriais, geração e distribuição de energia e tintas e vernizes industriais.

Além da sede e das principais unidades industriais situadas em Jaraguá do Sul, o grupo conta com outras fábricas que se encontram espalhadas pelo Rio Grande do Sul (Gravataí), Santa Catarina (Blumenau, Guaramirim, Itajaí e Joaçaba), São Paulo (São Paulo, São Bernardo do Campo e Hortolândia), Amazonas (Manaus), Espírito Santo (Linhares). 

Fora do país a WEG possui unidades fabris na Argentina, México, Portugal, África do Sul, China e Índia, além de instalações de distribuição e comercialização nos EUA, Venezuela, Colômbia, Chile, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, França, Espanha, Itália, Suécia, Austrália, Japão, Cingapura, Índia, Rússia e nos Emirados Árabes Unidos.

Weg Kerpen - Alemanha

Inicialmente produzindo motores elétricos, a WEG passou a ampliar suas atividades a partir da década de 80, com a produção de componentes eletroeletrônicos, transformadores de força e distribuição, produtos para automação industrial, tintas líquidas e em pó e vernizes eletroisolantes. Cada vez mais a empresa está se consolidando não só como fabricante de motores, mas como fornecedor de sistemas elétricos industriais completos.

Em 2008 a Weg já contava com quase 22 mil funcionários e seu faturamento em 2009 passou dos R$ 5 bilhões.

Museu Weg - Jaraguá do Sul

Com a idéia de manter viva a história e a filosofia da empresa, o grupo mantém em Jaraguá do Sul, um museu que fica no prédio que abrigou a primeira fábrica da WEG. Em seu espaço interativo há mais de 30 atrações. Outro objetivo do museu é ensinar os fundamentos da energia elétrica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário