segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Empresas Catarinenses em Destaque: Bunge

Fundada em 1818 na Holanda e presente no Brasil há mais de 100 anos, a Bunge lidera a comercialização de grãos como soja e trigo, além de atuar no comércio de milho, sorgo, girassol, caroço de algodão e açúcar. Em suas unidades são produzidos também farelo de soja e óleos vegetais, refina óleos, faz margarinas, gorduras vegetais e maioneses.

Sede Administrativa

É líder também na comercialização de farinhas de trigo para a indústria e de pré-misturas para o setor de panificação e confeitaria. Entre suas principais marcas estão Cyclus, Delícia, Primor, Salada, Soya, Bunge Pró e Bentamix.

Presente em 15 estados brasileiros, possui unidades industriais e de armazenamento, centros de distribuição de produtos para consumo, escritórios de negócios e terminais portuários. Sua sede brasileira fica em Gaspar e seu faturamento no ano passado foi de R$ 27,4 bilhões.

Possui sete refinarias de óleo vegetal (LEM, Rondonópolis, Luziânia, Jaguaré, Gaspar, Passo Fundo e Suape) e três unidades de margarina (Suape, Jaguaré e Gaspar), além de uma unidade de maionese (Jaguaré). A segunda será a de Gaspar, onde serão investidos R$ 32 milhões gerando 100 empregos diretos e 300 indiretos e terá capacidade de produção de 42 mil toneladas de maionese/ano. A inauguração está prevista para dezembro de 2011.

A empresa irá manter as fábricas de margarinas (foto), óleos vegetais e outras operações industriais

A Bunge é a maior exportadora do agronegócio, uma das maiores entre todas as exportadoras brasileiras, e está entre as que mais geram saldo positivo na balança comercial. Emprega, diretamente, mais de 5 mil pessoas em suas unidades no Brasil além de outros milhares, indiretamente.

Maior produtora e líder mundial em vendas de óleos envasados para o consumo final, também lidera nos mercados de óleos vegetais, gorduras e margarinas. Conta ainda com amplo portfólio de produtos especiais para atender às demandas da indústria alimentícia.

A Bunge também é pioneira no lançamento de produtos no Brasil, como o primeiro óleo comestível, o Salada, em 1927, a primeira margarina de milho, a Mila, 1973; a primeira margarina light, a Delícia Light, em 1992; e também foi a primeira a lançar a pré-mistura para panificação (Pré-mescla) e a margarina com pote biodegradável (Cyclus), em 2009.


Buscando promover o desenvolvimento sustentável das comunidades em que atua e gerando o mínimo impacto possível no meio ambiente, coloca em prática os princípios da sustentabilidade em todas as suas atividades, da fertilização do solo à fabricação de produtos, além da disposição final dos resíduos pós-consumo.

A Bunge é a primeira fabricante de alimentos no país a produzir uma embalagem biodegradável, de fonte renovável, para creme vegetal. Os potes da linha Cyclus Nutrycell se decompõem, nos aterros sanitários, em 180 dias.

Com o desenvolvimento de embalagens mais eficientes, que utilizam menos matérias-primas, conseguiu reduzir 14% do consumo de PET na fabricação de garrafas de óleo. Por meio do Programa Soya Recicla, a Bunge estabelece parcerias com supermercados, padarias, ONG´s e outras instituições para a coleta de resíduos. Com isso, só em 2009 conseguiu recolher 185 mil litros de óleo e transformá-los em sabão ecológico e biodiesel.


A empresa se relaciona com quase 28 mil produtores rurais. É considerada uma das melhores para se trabalhar no Brasil, segundo uma pesquisa feita em 2005 entre os seus próprios colaboradores e divulgada pelas revistas Exame e Você S/A. Sua área de Desenvolvimento Organizacional (RH) é considerada uma das 50 mais admiradas do Brasil, segundo a revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário