O Equador tem sua paisagem dominada pelos Andes, cuja altitude chega aos 6310m. Ao leste dos Andes, o território está integrado na bacia amazônica, e a oeste estende-se uma das mais extensas planícies costeiras da costa sul-americana do Pacífico.
Sua maior cidade é Guayaquil e seu clima varia com a altitude, sendo tropical no litoral e na Amazônia, tornando-se cada vez mais frio à medida que a altitude aumenta. No Equador fica o arquipélago de Galápagos situado a cerca de 1000 km ao oeste do continente e possui também vários vulcões ainda ativos como o Tungurahua cuja última erupção teve lugar em 1999.
Vulcão Tungurahua
Vulcão Tungurahua
O país possui grandes riquezas naturais. Sua diversidade conta com cerca de 1640 espécies de pássaros, 4500 de borboletas, 345 répteis, 358 anfíbios e 258 mamíferos, entre outros. É considerado um dos 17 países onde a maior parte da biodiversidade do planeta está concentrada. A maior parte da fauna e da flora vive em 26 áreas protegidas pelo Estado.
Suas cidades mais importantes ficam sobre a cordilheira andina. São elas: a capital Quito, Ambato, Cuenca, Loja e Riobamba.
Vista Noturna de Cuenca
Ruínas de Ingapirca
No Equador, o idioma oficial é o espanhol, mas também se fala o quíchua, língua falada pelos incas e também por civilizações anteriores a eles. A religião predominante, daquele país, é o catolicismo, professado por 95% da população.
Sua população é mestiça com influências européias e elementos ameríndios africanos herdado de seus ancestrais escravizados. Comunidades indígenas também estão integradas nessa cultura.
Em sua economia destacam-se a indústria, a mineração e a agricultura (banana, café e cacau).
Tratando-se de cultura, são muitos os estilos musicais que fazem sucesso no equador como os locais pasacalle, pasillo, yaraví, albazo, requinto; ritmos afros como la bomba, la marimba, salsa, guaracha, mambo; ritmos indígenas como o sanjuanito e música folclórica andina. Há ainda a influência estrangeira como o pop, rock, merengue, ska, música eletrónica e hip-hop.
Loja é a capital cultural do Equador.
No esporte, o futebol é o preferido do país. Seu melhor desempenho em copas foi o 12º lugar em 2006 com duas vitórias e duas derrotas.
Continente: América do Sul
Capital: Quito
Idioma: Espanhol
Moeda: Dólar Americano
Área Total: 256.370km
População: 14.899.000
Alfabetização: 91%
Nenhum comentário:
Postar um comentário