domingo, 23 de janeiro de 2011

Países Mundo Afora: Moldávia

O território da Moldávia é em sua maioria plano, porém a parte norte é bem montanhosa. Na parte central do país, as baixas colinas atingem a altura máxima com o Monte Balanesti (430 metros). O país faz fronteira com a Ucrânia e a Romênia. Apesar da proximidade com o Mar Negro, não possui litoral. Suas principais cidades são a capital Chisinau, no centro do país, Tiraspol, Balti e Tighina.


O solo rico e o clima continental temperado permitem o desenvolvimento agrícola da região, fazendo do país um dos maiores produtores e fornecedores de produtos agrícolas da região. Moldávia é grande exportador de vinho e muitos turistas são atraídos pelas minas de Cricova, cujo complexo subterrâneo de túneis alberga a maior adega do mundo, com mais de 120 km de armazéns de vinho.


A economia do país mais pobre da Europa é baseada na agricultura (cereais, batata, uva, beterraba sacarina). As poucas indústrias estão concentradas na capital e nas cidades de Tiraspol, Belcy e Bendery.


A Moldávia tem uma importante herança cultural de valor incontestável: sítios arqueológicos, casas antigas, quintas, fortalezas, conventos / mosteiros e igrejas, obras de arte monumentais, monumentos, a construção de conjuntos - praças, ruas, bairros, vilas e centros urbanos ou áreas de arquitetura tradicional etnográfico.


Na capital encontra-se a Ópera Nacional, a Catedral da Natividade de Chisinau e o Parque Gradina Publica Stefan Cel Mare.


Em Saharna o ponto alto fica por conta do belo cenário natural com cachoeiras e o famoso mosteiro.


Continente: Europa
Capital: Chisinau
Idioma: Romeno
Moeda: Leu Moldávio
Área Total: 33.844 km²
População: 4.128.047

Alfabetização: 99,2%

Nenhum comentário:

Postar um comentário