sábado, 19 de fevereiro de 2011

Países Mundo Afora: Guatemala

A Guatemala faz limite a norte e a oeste com o México, a norte e a leste com Belize e o Mar do Caribe, ao sul com o Oceano Pacífico e ao sul e ao leste com Honduras e El Salvador.

Playa Blanca

O país tem grandes bosques, montanhas, praias e fica em uma região onde há algumas linhas de colisão entre placas tectônicas, fato que torna frequente a ocorrência terremotos. A Guatemala sofre ainda com erupções vulcânicas e é constantemente atingida por furacões que vem do Atlântico.

Vulcão Pacaya

As condições climáticas no país são bem variadas. As chuvas são abundantes e o clima nas regiões mais altas é agradável durante o dia, passando a frio durante a noite. Já nas regiões mais baixas é quente e úmido.

Ruinas Maias

Há uma grande quantidade de rios localizados na costa do Pacífico e que são pequenos e rasos, ao contrário do lado Atlântico, onde são mais longos, profundos e navegáveis. O principal rio é o Motagua que fica na região central do país e tem uma extensão de 400 quilômetros.

Rio Motagua

Da sua biodiversidade, fazem parte os manguezais, as orquídeas, o abacate, o mogno, o quetzal, tucanos, papagaios, beija-flores, a jaguatirica, onça-parda, onça-pintada, antas e algumas espécies de macacos.

Quetzal

As principais cidades da Guatemala, além da capital, são: Quezaltenango, centro comercial e industrial; Puerto Barrios, onde está localizado o principal porto; Mazatenango e Antígua.

Quezaltenango

Sua população é formada em grande maioria por indígenas, mestiços e crioulos e apenas 40% deste total, reside em áreas urbanas. Embora a língua oficial seja o espanhol, mais 20 línguas ameríndias são faladas no país.

Catedral Metropolitana

Apesar de ser é um dos países mais pobres do mundo, vem tendo um crescimento superior a 3% ao ano tornando-se uma economia estável e com grande potencial para o desenvolvimento. A agricultura que é o ponto forte do país, contribui com 23% do PIB e é responsável por 75% das exportações. Têxteis e agrícolas, como açúcar, banana e café, ainda são os principais produtos de exportação, mas novos mercados estão se abrindo como legumes, frutas e flores.

Café

A religião predominante na Guatemala é o catolicismo com 58% da população, seguida pela protestante (40%), religiões maias tradicionais (1%), budismo e hinduísmo (0,2%) e 0,1% para outras religiões.


Outras informações:


Continente: América Central
Capital: Guatemala
Idioma: Espanhol
Moeda: Quetzal
Área Total:108.890 km²
População:14.361.665
Alfabetização: 69,1%

Nenhum comentário:

Postar um comentário