Aos 15 anos, Joey Tempest descobriu o músico John Norum, um jovem de 16 anos que tocava guitarra com o coração e com a alma. Mais tarde os dois se uniram formando a banda Force na qual começaram a compor e ensaiar muito sonhando em um dia iniciar uma turnê.
Na mesma época outro jovem surgiu: John Leven que havia tocado baixo e guitarra em algumas bandas locais incluindo o Rising Force de Yngwie Malmsteen. Algum tempo depois, Mic Michaeli que tocava teclado na banda Avalon e Ian Haugland, baterista e vocalista da banda Trilogy se uniram aos demais surgindo assim a formação clássica do Europe.
Em 1983 após a gravação de seu primeiro disco, o Europe ganhou um concurso de bandas de rock, porém, jamais perdeu o foco. A banda iniciou uma turnê pela Escandinávia que atravessou os anos de 83 e 84 estabelecendo-se também no mercado japonês.
Mais tarde a banda começou a trabalhar com o produtor americano Élson Kevin, que já havia produzido junto à banda Journey. Daí pra frente o Europe começou a ser tocado nas rádios e na MTV tornando-se conhecido mundialmente.
O sonho começou a se tornar realidade. A banda iniciou uma turnê mundial ao mesmo tempo em que vendia milhões de cópias. Nesta época, ou a banda estava na estrada ou estava em estúdio de gravação.
Em 1988, após longa excursão mundial o Europe entrou num estúdio em Londres para a gravação de Out of This World.
De 89 a 90 a banda instalou-se na Califórnia para compor músicas para o quinto álbum: Prisoners in Paradise, que resultou em uma nova excursão mundial, aquela que seria a última antes de uma pausa da banda.
A Pausa
A banda manteve-se parada por alguns anos porém, o contato entre seus integrantes jamais cessou. O fim não estava nos planos e cada seguia com seus projetos musicais.
O Retorno
Voltando a ativa, o Europe grava em Estocolmo o sexto álbum: Start from the Dark, que foi lançado em 2004. A banda tinha convicção que o reinício seria difícil e que teriam muito trabalho para retornar ao sucesso, mas, todas as expectativas foram superadas após sua nova turnê sendo que logo em seguida a banda entraria novamente em estúdio, desta vez, para a gravação de Secret Society e mais tarde gravaria ainda o acústico Almost Unplugged.
Entre sucessos e tragédias pessoais, a banda esteve sempre apoiada pelos seus fãs, o que fez com que encontrassem inspiração para que no ano de 2009 lançassem mais um álbum: o Last Look at Edden.
Discografia
Europe (1983)
Wings Of Tomorrow (1984)
The Final Countdown (1986)
Out Of This World (1988)
Prisoners In Paradise (1991)
Start From The Dark (2004)
Secret Society (2006)
Almost Unplugged (2008)
Last Look At Edden (2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário