A banda criada em 1984 pelos irmãos Max e Igor Cavalera em Belo Horizonte, é considerada a banda brasileira de maior repercussão no mundo. No início a banda de rock tinha Paulo Jr. no baixo, Igor Cavalera na bateria, Max Cavalera na guitarra e Wagner Lamounier nos vocais e guitarra. Em 1985, com a saída de Wagner, Max assume os vocais, Jairo Guedez entra como segundo guitarrista. Mais tarde, Jairo é quem sai e em seu lugar entra Andreas Kisser estabelecendo a formação clássica que duraria dez anos.
Em 1984, depois de serem vistos pelo dono da gravadora Cogumelo Records durante uma apresentação, a banda é contratada. No mesmo ano, junto com a banda Overdose, gravam o álbum "Bestial Devastation" que seria lançado somente em 1985. Após a turnê brasileira que promoveu o primeiro álbum, o grupo lança em 1986 o álbum "Morbid Visions".
Em 1987 é lançado "Schizophrenia", o segundo álbum de estúdio do Sepultura e o primeiro com Andreas Kisser. Este álbum mostra mais influências do thrash metal, em oposição ao lançamento anterior, "Morbid Visions", que era essencialmente um álbum de death metal.
"Beneath the Remains", o terceiro álbum de estúdio da banda, foi lançado em 1989 pela gravadora Roadrunner Records. Com mais de 800.000 cópias vendidas em todo o mundo, o álbum mostrou a banda com um estilo muito mais técnico, com letras mais profundas e temas mais inteligentes. O estilo passa a ser um thrash metal rápido e agressivo, e as letras tornam-se mais politizadas e críticas.
Em 1989 também pela Roadrunner Records, a banda lança "Arise". O álbum recebeu críticas positivas de revistas de heavy metal como a Hard Rock, Kerrang! e Metal Forces. Arise é considerado o melhor momento do Sepultura entre os fãs de longa data. A turnê de promoção do álbum passou por 39 países entre 1990 e 1992, totalizando mais de 220 shows. Neste período a banda ganhou disco de ouro na Indonésia, sua primeira certificação internacional.
Em 1993 é a vez de "Chaos A.D.", o quinto álbum e que é considerado um dos melhores do Sepultura. "Refuse/Resist" ficou na 26ª posição na lista das 40 maiores canções de heavy metal de todos os tempos.
Outro álbum que marcou época foi "Roots", lançado em 1996. O álbum misturava o som do Sepultura com música brasileira. Neste mesmo ano Max Cavalera deixa a banda.
O sétimo álbum, "Against", foi lançado em 1998 com o americano Derrick Green assumindo os vocais.
"Nation" é o oitavo álbum de estúdio, lançado em 2001. É também o último álbum da banda lançado pela Roadrunner Records.
Já pela SPV Records, lançam em 2003 o álbum "Roorback", o nono álbum de estúdio e o primeiro pela nova gravadora.
"Dante XXI", lançado em 2006, foi o último trabalho com a participação de Igor Cavalera. Este álbum rendeu um disco de ouro no Chipre e uma turnê mundial que passou por diversos países na Europa, América do Norte, América Latina e uma apresentação na índia, totalizando mais de 100 shows.
Em 2009, já com Jean Dolabella na bateria, lançam o décimo primeiro álbum de estúdio, o "A-Lex". Logo em seguida a banda entra em uma nova turnê mundial.
O Sepultura já vendeu mais de 15 milhões de cópias, ganhando múltiplos discos de ouro e platina em todo o mundo, inclusive em países como França, Austrália, Indonésia, Estados Unidos, e sua terra natal, Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário