Acredita-se que o cacau já era cultivado por índios na América Central, 1000 anos antes de Cristo.
Os maias produziam a partir das sementes, uma bebida que chamavam de xocoatl. A bebida era misturada com pimenta e baunilha e usada no combate ao cansaço e também como afrodisíaco. Diz-se que em 1544, nobres maias levaram a bebida como presente para o príncipe Filipe da Espanha.
Em meados do século XVII, Portugal e Espanha passam a exportar a bebida para outros países da Europa, sendo que os espanhóis adicionavam baunilha e cana-de-açúcar.
No final do mesmo século, o chocolate sólido na forma de doces e bolos passa a ser servido em empórios na Europa. Por razões climáticas que impossibilitavam o plantio na Europa, os espanhóis cultivaram o cacau na América Central usando escravos africanos por um longo período.
Em 1765 o irlandês John Hanan importa sementes de cacau para os Estados Unidos e juntamente com o americano James Baker, inauguram a primeira fábrica de chocolates da América, a Chocolates Baker.
Em 1847, uma pasta é criada pela empresa Joseph Fry and Son, sendo que a partir daí foi criada a primeira barra de chocolate. Mais tarde, em 1876, em Vevey na Suiça, Daniel Peter inventa o chocolate ao leite.
No início do século XX o Brasil foi o maior produtor de cacau do mundo. Atualmente este título está com a Costa do Marfim, seguido por Gana.
Em 2009, a americana Mars Inc foi considerada a maior produtora de chocolate do mundo somando uma receita líquida de mais de 16,5 bilhões de dólares.
Veja a lista completa das maiores de 2009:
1° Mars Inc - Estados Unidos
2º Nestlé - Suiça
3º Ferrero - Itália
4° Cadbury - Inglaterra
5º Kraft Foods (antes de incorparada à Cadbury) - Estados Unidos
6º Hershey - Estados Unidos
7º Perfetti Van Melli - Itália
8º Lindt & Sprungli - Suíça
9º Ezaki Glico - Japão
10º Meiji Seika - Japão
Com a aproximação da páscoa entram em cena os famosos ovos de chocolate, mas nem sempre esses foram feitos da forma como é hoje. No início da tradição, os franceses esvaziavam o ovo de galinha e o recheavam com chocolate. Somente a partir do final do século XIX, os ovos de páscoa passaram a ser fabricados do modo atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário