Ninguém melhor do que aqueles que vivem na escassez, sabe definir a importância deste líquido maravilhoso. Nos países onde a água existe em abundância, muitas vezes se esquece o valor que ela tem. Isto fica claro se pararmos para observar tamanho desperdício, inclusive em nossas casas.
Muitas pessoas sabem, mas nunca é demais lembrar sobre alguns detalhes importantes sobre a água.
Dentro do corpo humano, por exemplo, ela conduz substâncias aos locais onde estas são necessárias. Também transporta oxigênio e nutrientes dos alimentos, hidrata a pele e elimina dejetos.
Frutas e verduras também contém água, principalmente o melão, o pepino e a melancia, que contém mais de 90%.
A água constitui 70% do corpo de um adulto. Nosso sangue contém 83% de água, o cérebro 75% e os ossos 25%.
Conseguiríamos ficar um mês sem comida, mas não mais que uma semana sem ela.
Impossível de ser fabricada, divide-se no planeta em 97% de salgada e 3% doce, sendo que que apenas 1% pode ser consumida por plantas, animais e humanos.
A quantidade de água doce presente no subsolo é 100 vezes maior do que a que está nos rios e lagos do planeta. 68,7% do total da água doce forma os lençóis de gelo e geleiras.
Para sobreviver no deserto, os camelos fecham suas narinas depois que respiram, para que a água não evapore. Já no ártico, os animais raramente bebem o líquido, porém, eles estão adaptados para obtê-lo através de seus alimentos.
Segundo estudos, gastamos em média 35 litros em um banho de chuveiro, 8 litros com a descarga, 25 litros lavando a louça e 65 litros lavando a roupa.
Por acidente, falta de manutenção ou mesmo por irresponsabilidade, muitas empresas lançam produtos químicos nos rios colocando em risco valiosas fontes de água doce.
Por outro lado, alguns países, principalmente no oriente médio, gasta-se fortuna no processo de dessalinização, que nada mais é do que a transformação da água do mar em água doce.
Então é isto! Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água, mas não adianta criar um dia para lembrar desse precioso líquido se não fizermos a nossa parte.
Economize,
Respeite,
Preserve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário