Durante séculos a única forma de registrar uma imagem era através de retratos pintados à mão. Não era qualquer um que tinha tal habilidade. Em 1826 essa história começou a mudar. O francês Joseph Niepce que vinha tentando desde 1793, conseguiu somente em 1826 criar a primeira fotografia real da história através de um processo que levava oito horas para gravar uma imagem.
Primeira foto tirada da janela de Niepce
E o homem que um dia precisou dos raios gerados pelas tempestades para obter fogo, conseguiu criar depois de muito tempo um método bem mais simples para tê-lo. O fósforo foi criado em 1827 pelo químico inglês John Walker.
As descobertas não cessavam no meio científico. Os alemães Matthias Schleiden e Theodor Schwann concluíram em 1838, que todas as plantas e animais são formados por pequenos blocos chamados célula.
Célula humana
O mundo da arte também ganhava novos gênios. Em 7 de maio de 1840, na cidade russa de Kamsko-Wotkinski Sawod, nascia o compositor romântico Piotr Ilitch Tchaikovsky. O aclamado compositor escrevia óperas, sinfonias, concertos e obras para pianos.
No mesmo ano nascia outro grande nome, dessa vez, da pintura. O mais célebre dos pintores impressionistas, Oscar-Claude Monet, nasceu em 14 de novembro na capital francesa. Entre suas mais importantes obras estão "Impression, soleil levant", "Femmes au jardin" e "Banhistas na Grenouillière".
Banhistas na Grenouillière
Pierre-Auguste Renoir, outro grande pintor impressionista francês, nasceu em Limoges, em 25 de fevereiro de 1841. Entre suas principais obras estão "Le moulin de la galette" e "As Banhistas".
Le moulin de la gallete
Em 1842, a britânica Ada Lovelace ficou conhecida como a primeira programadora da história. Ada desenvolveu algoritmos que permitiriam à máquina computar valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica.
Em Rocken, Alemanha, em 15 de outubro de 1844, nasceu o filósofo Friedrich Wilhelm Nietzsche. Filho de luteranos, Nietzsche chegou a pensar em ser pastor, porém, durante a adolescência abandonou a fé religiosa e passou a dedicar-se aos estudos de filosofia. Sua mais famosa obra é o livro "Assim Falou Zaratustra".
Importante descoberta na história da medicina, o anestésico foi utilizado pela primeira vez em Boston (Estados Unidos), em 1846 durante uma cirurgia, pelo anestesista William Morton.
Veja também:
Humanos - Capítulo 18
http://educarmel.blogspot.com.br/2012/04/humanos-capitulo-18.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário