quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Humanos - Capítulo 22

Em 1952, após sua descoberta, o médico e cientista norte-americano Jonas Salk testou pela primeira vez a vacina contra a poliomielite. A doença também é conhecida como paralisia infantil e sua vacina foi testada inicialmente por Salk em voluntários, em seus familiares e nele próprio.


Em 25 de abril de 1953, o norte-americano James Watson e o britânico Francis Crick publicaram a descoberta da estrutura molecular do DNA. Tal fato contribui com a aceleração dos avanços na biologia molecular até os dias atuais.

James Watson (esquerda)

Considerado um dos maiores visionários dos últimos tempos, nascia em 24 de fevereiro de 1955 na cidade americana de São Francisco, Steve Jobs. Ex-presidente da Apple e do estúdio de animação Pixar, Jobs revolucionou o mercado lançando produtos como o Macintosh, o iPod, o iFone e o iPad.


No mesmo ano, outro grande nome da indústria da informática surgiria. Em 28 de outubro na cidade de Seatle, nascia Bill Gates, que viria a fundar a Microsoft, a maior empresa de software do mundo. Gates também é conhecido como uma das pessoas mais ricas do planeta.


Considerado um dos documentos mais importantes na luta contra o apartheid, a Carta da Liberdade foi aprovada em 26 de junho de 1955 em Kliptown (África do Sul), pelo Congresso do Povo e com a participação de Nelson Mandela.


Sputnik I, o primiro satélite artificial da história foi lançado pelos russos em 4 de outubro de 1957 marcando o início da corrida espacial. Um mês depois era lançado o Sputmik II que levava a cadela Laika, o primeiro ser vivo terrestre a orbitar a terra.


No ano de 1958, o médico britânico Ian Donald utilizou pela primeira vez o ultrassom para produzir imagens de um feto no útero da mãe.


Com a queda de Fulgêncio Batista motivada pela Revolução Cubana em janeiro de 1959, foi implantado o sistema socialista e Fidel Castro passou a governar o país.


Em 1960, o cientista norte-americano Theodore Maiman produziu pela primeira vez o raio laser. O feixe de luz brilhante foi produzido através de um cristal de rubi sintético. Atualmente o laser é produzido por vários mecanismos incluindo CDs  e DVDs.


Na cidade alemã de Hamburgo em 17 de agosto de 1960, os Beatles se apresentam pela primeira vez fora da Inglaterra. O quarteto começava a ganhar fama pelos quatro cantos do mundo, vindo a tornar-se um dos maiores grupos musicais da história.


Um terremoto de 6,7 graus na escala Richter atingiu a cidade marroquina de Agadir em 29 de fevereiro de 1960. Com duração de pouco mais de dez segundos o fenômeno causou mais de 15 mil mortes.


O astronauta russo Yuri Gagarin entra para a história quando em 12 de abril de 1961, a bordo da espaçonave Vostok I, se torna o primeiro homem a viajar pelo espaço.


Outro terremoto ocorre, dessa vez, no Irã. A tragédia aconteceu no dia 1 de setembro de 1962 e provocou 12 mil mortes.


John Kennedy, um dos presidentes mais adorados pela população norte-americana, foi assassinado durante uma visita a Dallas. O tiro foi dado enquanto Kennedy desfilava em carro aberto no dia 22 de novembro de 1963.


Um grupo de adolescentes talentosos formaria em 1965 na cidade inglesa de Cambridge mais uma grande banda de rock que entraria para história. O Pink Floyd, com seu rock progressivo acumulou sucessos e fãs por todo o planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário