domingo, 9 de agosto de 2020

Cataratas do Iguaçu

Patrimônio Natural da Humanidade e uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu recebem anualmente mais de 1 milhão de visitantes vindos de todas as partes do mundo. 


Localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina (nas cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú), possui uma estrutura que inclui o centro de visitantes, estacionamento, hotel, restaurante, ônibus internos, passeios adicionais, lojas de lembranças, praça de alimentação e trilha de caminhada para acesso às quedas. 


As cataratas estão formadas por um conjunto de 275 saltos de até 80 metros de altura, alimentados pela torrente do rio Iguaçu. É preciso lembrar que o número de saltos varia entre 150 e 300 dependendo da vazão do rio. 


Os saltos estão dispostos em um formato que lembra o de uma ferradura. A extensão total desta área curvada é de 2700 metros (1900 metros na Argentina e 800 metros no Brasil). 


Dentre os saltos mais belos está a Garganta do Diabo (situado em território argentino). Acima das cataratas, o rio Iguaçu mede 1200 metros de largura, depois de percorrer 1320 km, no sentido leste-oeste. A vazão média do rio é de 1500m³/s, sendo que durante a época de seca este número chega a 300m³/s e, durante as cheias, chega a 6500m³/s.

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário