Amplamente utilizado para uma variedade de aplicações comerciais e industriais, desde a construção de telhas e materiais de cobertura de pavimentação até materiais de isolamento térmico, devido a sua força, forte resistência ao fogo e natureza flexível, o crocidolite - mais conhecido como amianto azul - é considerado o material mais perigoso do mundo.
Em 1964, o Dr. Christopher Wagner fez uma relação entre o amianto e o desenvolvimento de mesotelioma, um tipo de câncer que ataca o mesotélio – um revestimento que protege a maioria dos nossos órgãos internos. Depois dessa descoberta, foi uma questão de muito pouco tempo até ele ser proibido no mundo inteiro – ainda que, infelizmente, esteja presente em algumas estruturas mais antigas.
A inalação repetida ou prolongada pode causar asbestose (fibrose dos pulmões), placas pleurais, espessamento e derrames. Esta substância pode causar também cancro do pulmão, cancro da laringe, e cancro do ovário nos seres humanos.
Estima-se mais de 20 mil mortes ocasionadas por intoxicação de crocidolita, tornando-o, virtualmente, o mais perigoso do mundo.
Foto:
hypescience.com
Fontes:
https://chemicalsafety.ilo.org/dyn/icsc/showcard.display?p_card_id=1314&p_version=2&p_lang=pt
https://hypescience.com/minerais-mais-mortais-ja-extraidos/
https://www.minasjr.com.br/10-minerais-mais-perigosos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário