domingo, 5 de fevereiro de 2012

Humanos - Capítulo 10

Em 1403 o coreano King Htai Tjong produziu a primeira fonte tipográfica com 100 mil caracteres moldados em bronze. 61 anos depois, com a criação da prensa romana, os alemães Adolf Rusch, Konrad Sweynheim e Arnold Pannartz, passaram a usar um tipo de letra que acabaria se transformando na famosa fonte Times New Roman.


Em Anchiano, Itália, em 15 de abril de 1452, nascia um dos maiores gênios da história da humanidade: Leonardo di Ser Piero da Vinci. Como aprendiz de escultor e ao mesmo tempo trabalhando como pintor, produziu um de seus  mais famosos quadros: Mona Lisa. 


Da Vinci costumava a fazer anotações sobre tudo que via ao seu redor. Estudou engenharia militar, anatomia humana, o voo dos pássaros e o movimento das águas. De seus cadernos de anotações, sairiam centenas de anos depois, invenções como canais, carros armados, paraquedas e submarinos. Leonardo da Vinci morreu em Clos Lucé, na França, em 5 de maio de 1519.


Em 1517, o sacerdote alemão Martinho Lutero, descontente com certas práticas adotadas pela Igreja Católica, entre elas, a troca de perdão por dinheiro, resolve se rebelar e iniciar a Reforma Protestante que se tornaria o ponto de partida para a criação da Igreja Luterana. Nos dias atuais, o Brasil aparece como o 11º país com o maior número de seguidores. O Rio Grande do Sul é o estado com maior número de luteranos: 630 mil, seguido por Santa Catarina com 260 mil.


Em 1532, o Império Inca, presente no sul da Colômbia, noroeste da Argentina, norte do Equador e do Chile e toda a Bolívia e Peru, começava a ser extinto através da invasão dos espanhóis e das doenças trazidas pelos mesmos.

Machu Picchu - Peru

O astrônomo polonês Nicolau Copérnico apresenta em 1543 entre várias descobertas, a teoria de que o sol é o centro do universo, contrariando a antiga crença de que a terra seria o centro. Esta teoria tornou-se o ponto de partida da astronomia moderna e também uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário