sábado, 29 de janeiro de 2011

Países Mundo Afora: Egito

Localizado no canto nordeste da África, o Egito tem apenas 5% do seu território habitado. A Oeste do país está o Deserto Oeste e a Líbia, e a Leste estão localizados o Planalto Desértico, o Mar Vermelho e o Sinai. Ao sul faz fronteira com o Sudão e ao Norte encontra-se o Mar Mediterrâneo. Seu clima é desértico, quente com verões secos e invernos moderados.

Templo de Luxor

A capital Cairo possui 14 milhões de habitantes, e Alexandria, a segunda maior cidade, tem uma população de 5.5 milhões.



Cairo


Biblioteca de Alexandria



Sarcófago no Museu de Alexandria

O Rio Nilo nasce na região central da África, no lago Vitória, atravessando a região central e nordeste do continente e se desmembra em dois afluentes principais – Roseta no lado oeste e Damietta no leste. O rio é o segundo  mais extenso do mundo com 6.650 quilômetros e é usado como via de transporte, sistemas de irrigação da agricultura e também para gerar energia elétrica, através da usina hidrelétrica de Assuã.


Rio Nilo

O Deserto do Leste Inclui o planalto que se estende desde o vale do Nilo até o Mar Vermelho, também localizando-se nesta região o Sinai que inclui o Monte Catherine, a montanha mais alta do Egito, com 2.642 metros.



Mosteiro St. Catherine - Monte Sinai

Já o Deserto do Oeste corresponde a cerca de 68% do território total do país. Compreende a região desde o vale do Nilo até a fronteira com a Líbia e ainda desde a costa do Mar Mediterrâneo até a fronteira com o Sudão.


Mesquita Abu Abbas al-Mursi

O Vale do Nilo é a área mais habitada do Egito. Este fértil vale corresponde a uma faixa de 11 a 15 km ao longo do Rio Nilo e mais aproximadamente uns 9.600 km2 no Delta do Nilo. O comprimento total do Nilo no Egito é de 1.440 km.


Palácio de Verão do Rei Farouk

O Egito constitui uma república unitária e adota o regime presidencial. Seu atual Chefe de Estado é o Presidente Mohamed Hosni Mubarak, que se encontra no poder desde outubro de 1981. Atualmente o governo egípcio enfrenta fortes protestos contra a ditadura imposta pelo mesmo.


O Egito é importante parceiro do Brasil e um dos maiores importadores africanos de bens e serviços brasileiros. Entre suas importações estão o açúcar de cana, minério de ferro, óleo e farelo de soja, tabaco e papel. Por outro lado exporta para o mesmo país algodão, tapetes e revestimentos entre outros. O país é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de algodão.


Produção de Tapete

Para o visitante, o Egito parece um grande museu a céu aberto, com um grande número de obras faraônicas. O Templo de Luxor, situado na margem ocidental do Nilo e construído em grande parte por Amenhotep III, é uma das mais importantes lembranças do esplendor do antigo Egito.

Templo de Amon

As Grandes Pirâmides, consideradas uma das mais audaciosas obras da humanidade.


As Grandes Pirâmides de Gize

A Pirâmide Torta de Snefru

A Mesquita Mohammed Ali (Alabaster), na cidade do Cairo, concluída em 1848 em estilo otomano.


Mesquita Mohammed Ali

As pirâmides e a Esfinge: localizadas a 15 km a oeste de Cairo.


Esfinge de Gize e a Pirâmide de Quéfren


O Barco Solar: o barco mais antigo do mundo fica em exibição permanente, próximo à Pirâmide de Quéops.


Solar Boat Kit
Museu do Barco Solar


Pirâmide de Quéops

A Pirâmide de degraus: fica em Saqqara, a 32 km ao sul de Giza e é a primeira grande construção de pedra realizada pela humanidade.


Pirâmide de Degraus

Na capital, Cairo, são inúmeros os bares, com cadeiras até nas calçadas. Grupos de pessoas, a maioria de galabeya (túnica egípcia) e turbante, sentam-se para jogar dominó, cartas ou gamão, além de fumar shisha e tomar seu chá ou café turco. Assim como no Brasil, também adoram beber cerveja à tarde.


Bares no Khan El Kalili

O horário normal de trabalho, em todos os setores, é mais ou menos de 9:30 até as 15 horas. Durante o ramadã, o horário de trabalho encurta ainda mais, de 11 às 14 horas.



Mercado Khan El Kalili

Como os judeus, os árabes não comem carne de porco. Dizem que é impura. Além do porco, o Corão proíbe comer carne de qualquer animal que tenha morrido de morte natural ou alimento feito com sangue.

No interior do Egito há ainda o costume do pai exigir um dote para entregar a filha ao futuro marido: pode ser dinheiro, ouro, camelos, bois, ovelhas, carneiros ou terras. Nos grandes centros isso já não acontece.

No Egito, a música popular significava até á pouco tempo, a voz única de Om Kolthoum, “a mãe do Egito“. Apesar de ter falecido em 1975 a sua música e a sua lenda sobreviveram. Baseadas em operetas e poesia as suas canções são as mais conhecidas para os ouvintes ocidentais.


Om Kolthoum

Elementos da música pop ocidental, estão gradualmente a ser integrados na música egípcia contemporânea e como expoentes de um novo estilo estão Iheb Tawfik, Mohamed Fouad e Hakim.

Apesar do Egito ser famoso pela “dança do ventre”, o movimento ondulante do corpo é encarado geralmente como vulgar e promíscuo. Grande parte das bailarinas da dança do ventre que se encontram nas estâncias turísticas são na realidade europeias ou norte americanas, pois para uma mulher Árabe, é considerado impróprio um comportamento tão provocante.




Outras informações:



Continente: África
Capital: Cairo
Idioma: Árabe
Moeda:Libra Egípcia
Área Total: 1.001.449 km²
População: 78,7 milhões (estimativa 2009)

Alfabetização: 71,4%


2 comentários: