Localizado no canto nordeste da África, o Egito tem apenas 5% do seu território habitado. A Oeste do país está o Deserto Oeste e a Líbia, e a Leste estão localizados o Planalto Desértico, o Mar Vermelho e o Sinai. Ao sul faz fronteira com o Sudão e ao Norte encontra-se o Mar Mediterrâneo. Seu clima é desértico, quente com verões secos e invernos moderados.
A capital Cairo possui 14 milhões de habitantes, e Alexandria, a segunda maior cidade, tem uma população de 5.5 milhões.
Sarcófago no Museu de Alexandria
Sarcófago no Museu de Alexandria
O Rio Nilo nasce na região central da África, no lago Vitória, atravessando a região central e nordeste do continente e se desmembra em dois afluentes principais – Roseta no lado oeste e Damietta no leste. O rio é o segundo mais extenso do mundo com 6.650 quilômetros e é usado como via de transporte, sistemas de irrigação da agricultura e também para gerar energia elétrica, através da usina hidrelétrica de Assuã.
Rio Nilo
O Deserto do Leste Inclui o planalto que se estende desde o vale do Nilo até o Mar Vermelho, também localizando-se nesta região o Sinai que inclui o Monte Catherine, a montanha mais alta do Egito, com 2.642 metros.
Mosteiro St. Catherine - Monte Sinai
Já o Deserto do Oeste corresponde a cerca de 68% do território total do país. Compreende a região desde o vale do Nilo até a fronteira com a Líbia e ainda desde a costa do Mar Mediterrâneo até a fronteira com o Sudão.
Mesquita Abu Abbas al-Mursi
O Vale do Nilo é a área mais habitada do Egito. Este fértil vale corresponde a uma faixa de 11 a 15 km ao longo do Rio Nilo e mais aproximadamente uns 9.600 km2 no Delta do Nilo. O comprimento total do Nilo no Egito é de 1.440 km.
Palácio de Verão do Rei Farouk
O Egito constitui uma república unitária e adota o regime presidencial. Seu atual Chefe de Estado é o Presidente Mohamed Hosni Mubarak, que se encontra no poder desde outubro de 1981. Atualmente o governo egípcio enfrenta fortes protestos contra a ditadura imposta pelo mesmo.
O Egito é importante parceiro do Brasil e um dos maiores importadores africanos de bens e serviços brasileiros. Entre suas importações estão o açúcar de cana, minério de ferro, óleo e farelo de soja, tabaco e papel. Por outro lado exporta para o mesmo país algodão, tapetes e revestimentos entre outros. O país é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de algodão.
O Egito é importante parceiro do Brasil e um dos maiores importadores africanos de bens e serviços brasileiros. Entre suas importações estão o açúcar de cana, minério de ferro, óleo e farelo de soja, tabaco e papel. Por outro lado exporta para o mesmo país algodão, tapetes e revestimentos entre outros. O país é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de algodão.
Produção de Tapete
Para o visitante, o Egito parece um grande museu a céu aberto, com um grande número de obras faraônicas. O Templo de Luxor, situado na margem ocidental do Nilo e construído em grande parte por Amenhotep III, é uma das mais importantes lembranças do esplendor do antigo Egito.
Templo de Amon
As Grandes Pirâmides, consideradas uma das mais audaciosas obras da humanidade.
As Grandes Pirâmides de Gize
A Pirâmide Torta de Snefru
A Mesquita Mohammed Ali (Alabaster), na cidade do Cairo, concluída em 1848 em estilo otomano.
As pirâmides e a Esfinge: localizadas a 15 km a oeste de Cairo.
Esfinge de Gize e a Pirâmide de Quéfren
O Barco Solar: o barco mais antigo do mundo fica em exibição permanente, próximo à Pirâmide de Quéops.
Museu do Barco Solar
Pirâmide de Quéops
A Pirâmide de degraus: fica em Saqqara, a 32 km ao sul de Giza e é a primeira grande construção de pedra realizada pela humanidade.
Na capital, Cairo, são inúmeros os bares, com cadeiras até nas calçadas. Grupos de pessoas, a maioria de galabeya (túnica egípcia) e turbante, sentam-se para jogar dominó, cartas ou gamão, além de fumar shisha e tomar seu chá ou café turco. Assim como no Brasil, também adoram beber cerveja à tarde.
Bares no Khan El Kalili
O horário normal de trabalho, em todos os setores, é mais ou menos de 9:30 até as 15 horas. Durante o ramadã, o horário de trabalho encurta ainda mais, de 11 às 14 horas.
Mercado Khan El Kalili
Mercado Khan El Kalili
Como os judeus, os árabes não comem carne de porco. Dizem que é impura. Além do porco, o Corão proíbe comer carne de qualquer animal que tenha morrido de morte natural ou alimento feito com sangue.
No interior do Egito há ainda o costume do pai exigir um dote para entregar a filha ao futuro marido: pode ser dinheiro, ouro, camelos, bois, ovelhas, carneiros ou terras. Nos grandes centros isso já não acontece.
No Egito, a música popular significava até á pouco tempo, a voz única de Om Kolthoum, “a mãe do Egito“. Apesar de ter falecido em 1975 a sua música e a sua lenda sobreviveram. Baseadas em operetas e poesia as suas canções são as mais conhecidas para os ouvintes ocidentais.
Om Kolthoum
Elementos da música pop ocidental, estão gradualmente a ser integrados na música egípcia contemporânea e como expoentes de um novo estilo estão Iheb Tawfik, Mohamed Fouad e Hakim.
Apesar do Egito ser famoso pela “dança do ventre”, o movimento ondulante do corpo é encarado geralmente como vulgar e promíscuo. Grande parte das bailarinas da dança do ventre que se encontram nas estâncias turísticas são na realidade europeias ou norte americanas, pois para uma mulher Árabe, é considerado impróprio um comportamento tão provocante.
Outras informações:
Outras informações:
Continente: África
Capital: Cairo
Idioma: Árabe
Moeda:Libra Egípcia
Área Total: 1.001.449 km²
População: 78,7 milhões (estimativa 2009)
Alfabetização: 71,4%
legal o site amei
ResponderExcluirObrigado pelo reconhecimento.
Excluir