Localizada no coração do Oceano Pacífico, a República das Ilhas Fiji é formada por cerca de 330 pequenas ilhas, e está situada ao norte da Nova Zelândia e ao noroeste da Austrália. Abrange cerca de 1,3 milhões de quilômetros quadrados do oceano pacífico ao sul. A área total de terra das Ilhas Fiji é 18.333 km².
Suas ilhas principais são Viti Levu, Vanua Levu, Taveuni, Kadavu, Gau e Koro. As principais cidades são a capital Suva e Lautoka, ambas estão localizadas na ilha de Viti Levu. As ilhas estão rodeadas por praias e recifes, com montanhas que cobrem o centro.
Fiji tem clima tropical sem grandes extremos de calor ou frio. As ilhas encontram-se na área que ocasionalmente é atingida por ciclones tropicais principalmente entre os meses de novembro e abril. Em média o país é afetado por cerca 11 ciclones por década, alguns sendo bastante fortes.
O idioma oficial é o Inglês, no entanto, fijiano e hindi também são ensinados nas escolas como parte do currículo escolar. Os indígenas têm seus próprios dialetos.
Nação multi-racial e multi-cultural, Fiji é representado por todas as grandes religiões do mundo. Isso é percebido visto a presença de uma variedade de igrejas como cristãs, mesquitas, templos hindus e sikhs nas cidades e no campo. A população de Fiji é composta por cristãos (52,9%), hindus (38,1%), muçulmanos (7,8%), sikhs (0,7%), outros (0,5%).
A economia do país é uma das mais desenvolvidas do Oceano Pacífico. A exportação de açúcar, as remessas de dinheiro feitas por fijianos residentes no exterior, e o turismo (de 300 a 400 mil turistas por ano visitam o país) são as principais fontes de receitas do país.
O açúcar fijiano tem como destino principal a União Européia, porém esta exportação seria afetada após a decisão da UE de cortar os subsídios. Em 2007 a ajuda econômica da UE ao país foi suspensa, enquanto o governo que assumiu o poder após o golpe de estado no fim de 2006 não estabelecesse um cronograma para novas eleições.
Fiji também é conhecida por sua exuberante vegetação. O país é um paraíso tropical onde existe uma grande proporção de formas endêmicas - ou seja, aquelas não encontradas em nenhum outro lugar do mundo. 10% das 476 espécies de plantas indígenas de Fiji são identificados como endêmicas. O país tem também algumas aves e répteis raros como a Crested Iguana, encontrado apenas em algumas partes das Ilhas Fiji, petrel Fiji, o tentilhão papagaio-rosa, o lorikeet de garganta vermelha e a toutinegra de pernas longas.
Os turistas que visitam o país são geralmente recebidos nos resorts e hotéis com um 'meke', um espetáculo de dança que encena histórias e lendas locais. Cada movimento executado na dança tem um significado.
Outra particularidade do país é o Yaqona, também conhecido como kava, que é uma infusão preparada a partir da raiz de piper methysticum, uma espécie de pimenta. A bebida é extremamente importante na cultura de Fiji, no passado era usado somente em cerimônias de chefes e sacerdotes. Hoje yaqona, faz parte da vida diária, não só nas aldeias, mas em todas as diferentes raças nas áreas urbanas.
Yagona
Um pouco mais sobre as Ilhas Fiji:
Um pouco mais sobre as Ilhas Fiji:
Continente: Oceania
Capital: Suva
Idioma: Inglês
Moeda: Dólar Fijiano
Área total: 18.333 km²
População: 875.983 (2010)
Alfabetização: 94,4%
Nenhum comentário:
Postar um comentário