Bangladesh é um país rodeado quase por inteiro pela Índia, exceto a sudeste, onde tem uma pequena fronteira terrestre com Myanmar, e a sul, onde tem litoral no Golfo de Bengala.
O país possui poucas elevações acima do nível do mar, com grandes rios em todo seu território situado ao sul da Ásia. Sua costa é uma imensa selva pantanosa de 710km de comprimento. Formada por uma grande planície e pelo delta dos rios Ganges, Brahmaputra e Meghna e seus afluentes, as terras de aluvião de Bangladesh são muito férteis, uma vez que são vulneráveis à inundações e à seca.
As únicas montanhas fora da planície são os trechos de colinas de Chittagong, onde situa-se o ponto culminante do país (Keokradong, com 1230 m de altura), no sudeste, e a divisão de Sylhet, no nordeste. Bangladesh tem um clima tropical com a estação das chuvas podendo ser severa. Devido aos muitos rios que atravessam o país, há um grande número de inundações durante os meses de verão (junho a outubro). O país é caracterizado por tempos quentes e úmidos durante o ano.
São poucas as áreas florestais no país, porém, Bangladesh possui a maior área de mangues do mundo situada em Sundarban. Somente agora com a crescente estabilidade e desenvolvimento econômico, programas de conservação estão finalmente começando a sair do papel.
Os desastres naturais como inundações, ciclones tropicais e tornados são normais em Bangladesh. O país é afetado em média por 16 grandes ciclones por década.
Na economia, é sufocado pelo excesso de regulamentação e controle do governo, porém, devido ao seus grandes depósitos de gás natural e de outros recursos naturais, cada vez mais investidores estrangeiros entram no país. Apesar da economia girar em torno do setor de serviço, mais da metade da população está envolvida com o trabalho agrícola, o que mostra a grande diferença social que existe no país.
O desenvolvimento da agricultura é dificultado pelas chuvas irregulares. A produção alimentar, sobretudo de cereais, é destinada ao consumo interno; O principal cultivo industrial é o arroz. A criação de bois é abundante, mas destinados prevalentemente ao trabalho no campo. Uma parte realmente grande da população (a 8ª maior do mundo) sofre de subnutrição crônica.
Investimentos vindos do exterior, em conjunto com uma forte indústria de têxtil continuam a catalizar a economia e muitos analistas mantêm a esperança de que Bangladesh vai se transformar no próximo tigre asiático.
Vista Parcial da Capital Daca
Estação Ferroviária em Daca
A principal religião em Bangladesh é o Islã, com 83% da população se identificando como muçulmanos. 16% da população é hindu e o restante 1% pratica um número de diferentes religiões, incluindo o cristianismo.
Mosteiro de Paharpur em Rajshahi
Bangladesh tem uma rica e diversificada cultura. Sua herança profundamente enraizada é completamente refletida na sua arquitetura, dança, literatura, pintura, música e vestuário.
Museu Ahsan Manzil em Daca
A música tradicional de Bangladesh é muito idêntica ao do sub-continente indiano e pode ser dividida em três categorias principais: clássica, moderna e folclórica.
Dança Típica
Bangladesh oferece muitas atrações turísticas, incluindo sítios arqueológicos, mesquitas e monumentos históricos, a mais longa praia natural do mundo, paisagens pitorescas, colinas e florestas selvagens, jardins de chás e tribos.
Cachoeira Madhabkunda
Outras informações:
Continente: Ásia
Capital: Daca
Idioma: Bengali
Moeda: Taka
Área Total:143.998 km²
População:162.220.762 (2009)
Alfabetização: 65%
Nenhum comentário:
Postar um comentário