sábado, 19 de março de 2011

Países Mundo Afora: Guiana

A Guiana está localizada no norte do continente sul-americano, entre a Venezuela, o Brasil, o Suriname e o oceano Atlântico. Vários rios cortam o país, sendo que muitos são de grande profundidade e utilizados como passagem de embarcações.

Rio Essequibo

A costa da Guiana é formada por uma faixa pantanosa, enquanto que na fronteira com o Brasil e a Venezuela seu território é tomado por uma região montanhosa.

Monte Roraima (divisa entre Guiana, Venezuela e Brasil)

O clima no país é quente e úmido com chuvas intensas e temperaturas oscilando durante todo o ano entre 23°C e 30°C. A Guiana tem duas estações chuvosas, que são entre maio e agosto e entre novembro e janeiro. Já a época mais quente ocorre entre os meses de agosto e outubro.

Ponte sobre o Rio Berbice

Conhecida como a terra de muitas águas, a Guiana tem a Kaieteur Falls, uma cachoeira com 226 metros de queda, além de boa parte de seu território ser coberto por florestas onde podem ser encontrados animais como antas, macacos e alguns anfíbios menores como o sapo dourado.

Cachoeira Kaieteur

O país é um dos principais produtores mundiais de bauxita. Entre os minerais extraídos estão também o amianto, o diamante, o manganês e o ouro. Na produção agrícola destacam-se os cultivos de arroz, bananas, cacau, café, cana de açúcar, coco, mandioca e milho. A indústria limita-se ao tratamento de produtos minerais e produtos agrícolas (açúcar, cervejarias, destilarias, refinarias e fabricação de tabaco).

Extração de Bauxita

Sua principais cidades, além da capital Georgetown, são Linden e Nova Amsterdam. A população da Guiana é formada por indianos (51%), afro-americanos (31%), eurameríndios (11%) ameríndios (5%), outros (3%). As principais religiões são assim divididas: Cristianismo (51%), hinduísmo (32%) e islamismo (8%).

Georgetown

Catedral de São Jorge

Parte do povo guianense segue o estilo rastafari por influência jamaicana. Usam cabelos dreadlocks e gostam de ouvir reggae. Já no esporte, o futebol não tem vez, a preferência nacional é o críquete.

Outras informações:



Continente: América do Sul
Capital: Georgetown
Idioma: Inglês
Moeda: Dólar Guianense
Área Total: 214.970 km
População: 769.505
Alfabetização: 98,1%


Nenhum comentário:

Postar um comentário