segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Países Mundo Afora: Líbia

Continente: África
Capital: Trípoli
Idioma: Árabe
Moeda: Dinar
Área Total: 1.759.540 km
População: 6.461.454
Alfabetização: 82,6%

A Líbia é um país localizado no norte da África, seu território limita-se ao norte com o Mar Mediterrâneo e a Tunísia; a oeste, com a Argélia; ao sul, com Níger e Chade; e leste, com o Sudão e o Egito. Encontra-se no hemisfério norte oriental, possui terreno árido, plano, de planícies ondulantes, planaltos e depressões.

Deserto da Líbia

Seu clima é mediterrânico ao longo da costa, no centro do país o deserto do Saara é marcado pelo calor e pela escassez de água, uma vez que na Líbia não existe nenhum rio que corre o ano inteiro (são temporários), além disso, há uma grande incidência de tempestades de areia. Seu subsolo abriga riquezas minerais, as principais são as jazidas de petróleo, gás natural e gesso.

Lago Ubari

A Líbia conta com alguns Parques Nacionais, sendo que a maioria deles é formado por uma vegetação de deserto, com ares do Sahara. Entre a fauna e a flora, encontram-se serpentes, lagartos, tartarugas e aves. Já o Santuário de Fauna de Jebel Nafusa, a sul de Trípoli, fica em uma região semi-árida com abundante fauna e vegetação.

Montanhas de Jebel Nafusa

A economia do país é dirigida pelos princípios socialistas com o controle total dos recursos de petróleo do país, que respondem por cerca de 95% das receitas de exportação, 75% das receitas do governo, e 25% do produto interno bruto. A forte queda dos preços do petróleo desde os picos no final de 2008 levou o governo a abandonar a vários projetos de reforma econômica e puxar o orçamento para baixo.

Zaposlenje
Refinaria

Com um número de habitantes modesto, o país apresenta uma das melhores rendas per capita do continente africano, entretanto, isso não reflete em qualidade de vida para toda população, tendo em vista que as classes menos favorecidas geralmente não têm acesso aos alimentos, fato proveniente de restrições nas importações.

Tal situação provocou o início dos atuais protestos embalados pelas vitórias alcançadas recentemente pela população de outros países em situação semelhante. Com um terço dos líbios vivendo na pobreza, a população reclama do alto índice de desemprego, alto preço dos alimentos e dos gastos exorbitantes com arsenal militar. O país é dirigido por Muammar Kadhafi desde 1969.

Na Líbia, noventa por cento da população vive em menos de 10% da área, principalmente ao longo da costa. Mais de metade da população é urbana, a maioria concentrada nas duas maiores cidades: Trípoli e Benghazi. Trinta e três por cento da população é estimada em menos de 15 anos.

Trípoli

A população é constiuída por 97% de árabes e berberes e mais 3% que inclui gregos, malteses, italianos, egípcios, paquistaneses, turcos, indianos e tunísianos. 97% dos líbios são muçulmanos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário