domingo, 11 de setembro de 2011

Dez Anos dos Ataques ao World Trade Center

Americanos rezam pelas 2.983 mortes do WTC

Os Estados Unidos tornaram-se a maior potência do planeta depois de abastecer o mercado mundial e financiar a reconstrução das principais nações européias que também eram potências, mas que haviam sido destruídas após a segunda mundial.

A partir desse fato, os americanos despontaram, tendo uma grande ascensão industrial, econômica e militar, fazendo com que o país pensasse ser o “administrador” do mundo e fazendo ao longo das décadas muitos inimigos por essa ideologia.


Guerra do Vietnã (1955-1975)

No início, os Estados Unidos participavam apenas com a ajuda econômica e militar, porém, em agosto de 1964, após ataques norte-vietnamitas ao destróier americano Maddox, o congresso americano autorizou o presidente a lançar os Estados Unidos neste conflito.

Durante os 15 anos de guerra, além de experiências com armas químicas e bacteriológicas, foram jogadas sobre o Vietnã mais toneladas de bombas do que todas as lançadas durante a 2ª Guerra Mundial. Os americanos gastaram mais de 150 bilhões de dólares, destruíram cerca de 70% de todos os povoados do norte e inutilizaram mais de 10 milhões de hectares de terra.


Participaram da guerra 2.300.000 americanos tendo 46.370 mortos, enquanto que o número de vietnamitas mortos passou de 1 milhão.


Guerra do Golfo (1991)

Em 17 de janeiro de 1991, as tropas aliadas que eram formadas por 32 países e lideradas pelos Estados Unidos, iniciaram um maciço ataque contra o Iraque visando a desocupação do Kuait. O cessar-fogo foi decretado pelo presidente Bush em 27 de fevereiro do mesmo ano. 

Pela primeira vez foram usadas armas de alta precisão, as chamadas bombas de " precisão cirúrgica" (que errariam o alvo por no máximo três metros), entre eles os mísseis Tomahawk, que podem ser lançados de submarinos, cruzadores e destróieres. Chegam a ter um alcance de cerca de 1.104 km, uma velocidade de 880 km/h e custam US$ 1,2 milhão. Também foram usados os caças "invisíveis" F-117. Os países aliados gastaram US$ 61 bilhões no conflito.


Participaram da guerra 467.939 americanos. Morreram 299 aliados e mais de 150 mil iraquianos.


Guerra do Afeganistão (1991 - Presente)

Após o ataque terrorista ao World Trade Center, em 7 de outubro de 1991 um grupo de países ocidentais liderados pelos Estados Unidos iniciam a guerra no Afeganistão. A superioridade numérica e tecnológica das forças americanas, e da OTAN, com relação aos guerrilheiros talibãs do Afeganistão, é monstruosa.

Desde o final de 2001, os Estados Unidos já gastaram mais de 3 trilhões de dólares em resposta aos ataques às torres gêmeas.


Participam ou participaram da guerra até aqui 150 mil soldados entre americanos e aliados contra 100 mil afegãos, resultando em 1.555 americanos mortos e mais de 35 mil afegãos.

Vidas são vidas em qualquer parte do mundo independente de raça, cor crença e nível social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário