sábado, 30 de julho de 2011

Países Mundo Afora: Azerbaijão

Ficheiro:Coat of arms of Azerbaijan.svg
Continente: Europa
Capital: Baku
Idioma: Azeri
Moeda: Manat Azeri
Área Total: 86.600 km²
População: 8.372.373
Alfabetização: 98,8%

Localizado no Cáucaso entre a Europa e a Ásia, o Azerbaijão faz fronteira com o Irã e Turquia ao sul, Rússia ao norte, Geórgia ao noroeste e Armênia a oeste.
.
Vista parcial da capital Baku
.

Palácio do Governo
.
A República do Azerbaijão é caracterizada por relevo de diferentes tipos. Mais da metade da área do país é montanhosa, sendo Bazarduzu, o pico mais alto com 4.466 metros. No país há ainda 8.359 rios, sendo os maiores: Kur, Araz, Qanix, Qabirri, Samur, Terter, Turyan, Agstafa, Hekeri, Vilesh. O país também é banhado pelo maior lago do mundo, o Mar Cáspio que em sua história já teve mais de 70 nomes diferentes.
.
Pico Bazarduzu
.
Azerbaijão está situado na extremidade norte da zona subtropical, sudeste do Cáucaso e noroeste da parte do Irã. Sua diversidade climática se dá pela localização geográfica, pela proximidade do mar Cáspio, pelo efeito da radiação solar e pelas diferentes origens das massas de ar.
.
O país tem uma flora muito rica, com mais de 4.500 espécies de plantas. Sessenta e seis por cento das espécies existentes no Cáucaso estão no Azerbaijão. De todas essas espécies, 240 são endêmicas.
.
silk trees
Acácia Lenkoran
.
Caqui Caucasiano
.
O reino animal também é bastante diversificado. São 97 espécies de mamíferos, 357 de aves, 67 de répteis e anfíbios, 97 espécies de peixes e mais de 15 mil espécies de invertebrados.
.
Cabra do Cáucaso
.
Pato de Cabeça Verde
.
A principal indústria é a de refino de petróleo, que proporcionou um grande crescimento entre ao país entre 2006 e 2008 devido às exportações. A indústria também é desenvolvidas nos setores de energia, química, engenharia mecânica, metalurgia e indústria alimentar. Atualmente, cerca de 200 empresas de 63 países países estão operando no Azerbaijão, gerando milhares de novos empregos.
.
Azerneftyagh - Refinaria de Petróleo
.
As peculiaridades do desenvolvimento histórico do Azerbaijão, a sua posição geográfica e sua composição populacional, criaram condições favoráveis ​​para a propagação de diferentes crenças no país. Religiões como o Paganismo, Zoroastrismo, Judaísmo, Cristianismo, Islamismo e outros, se espalharam pelo país em diferentes épocas.
.
Igreja Ortodoxa Russa no Goytepe, Azerbaijão
Igreja Ortodóxa Russa
.
Bibi Heybat Mesquita em Baku, Azerbaijão
Mesquita Bibi Heybat
.
O país foi um dos lugares onde surgiram as primeiras civilizações. Os resultados de escavações arqueológicas demonstraram que os povos antigos no Azerbaijão criaram inúmeras obras de arte e monumentos arquitetônicos.
.
Maiden Tower, Baku
Torre de Ferro
.
Palácio do Shirvanshah, Baku
Palácio de Shirvanshah
.
Sua arte popular mais difundida é a fabricação de tapetes que se transformou em um símbolo para a nação. Com alto valor estético, os tapetes macios são decorados com vários padrões e sinais e são usados ​​para decorar as paredes e pisos de tendas, barracas, casas, tendas nômades e outros edifícios.
. .


Nenhum comentário:

Postar um comentário