sábado, 7 de março de 2015

A Invasão dos Maruins

Alvo de estudos pela Fundação 25 de Julho de Joinville desde 2007, o maruim tem dado o que falar em algumas cidades catarinenses. Segundo a prefeitura de Corupá, o inseto tem inclusive afastado os turistas da cidade. Em Jaraguá do Sul não tem sido diferente, a população se queixa da coceira, vermelhidão e até feridas provocadas em decorrência da picada do minúsculo mosquito.



Assim como outras espécies de mosquito, o maruim se reproduz em lugares alagados, como banhados, onde existe matéria orgânica em decomposição como os cepos das touceiras de bananeira e fezes de animais. Responsável pela transmissão da virose oropouche, que deixa o paciente de cama por até doze dias, com dores no corpo, febre, e fotofobia, ele também é o causador da doença denominada "Língua Azul" (LA), que acomete ovinos e bovinos.

A citronela é um importante aliado para afastar os mosquitos em ambientes fechados. Uma das formas de utilizá-la é cortando suas folhas em pequenos pedaços com uma tesoura e colocando-as em pires. Após o preparo deve-se distribuir os recipientes pelos ambientes da casa para espalhar a essência.

Uma outra alternativa é colocar dois pacotes de cravo-da-índia em meio litro de álcool (70%) e deixar a solução descansando em lugar escuro por 48 horas, mexendo algumas vezes. Depois, deve-se retirar o cravo e misturar com um hidratante de sua preferência. Pode ser aplicado em intervalos de uma hora e meia.

Fontes:

anoticia.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário