Uma das grandes invenções da antiguidade se deu por volta do ano 3500 a.C. na Mesopotâmia. Para ajudar na confecção da cerâmica, o homem inventou a roda, que 1500 anos mais tarde seria usada também em carroças.
Carroça do Antigo Egito exposta no Museu do Cairo
Outro grande salto na história da humanidade, ocorreu em 3000 a.C., quando os sumérios inventaram a escrita. A argila, na qual era escrito com um pedaço de caule, era assada e endurecida transformando-se em uma tábua.
Em 2500 a.C. no Egito, foi descoberto o vidro, neste mesmo país, foi desenvolvido a escrita por imagens, também conhecida como hieróglifo. Em 1700 a.C., os chineses passaram a usar pictogramas como forma de representar cada palavra.
Hieróglifo Egípcio
As descobertas e invenções se tornavam cada vez mais necessárias. A população cada vez aumentava mais, mesmo sendo prejudicada por eventuais epidemias. Diante desta situação, porém, os nômades tinham uma certa vantagem, já que viviam se deslocando pelo mundo. Sendo assim, não conviviam com animais, contraindo então menos doenças.
Pictogramas Chineses
O convívio junto aos animais trouxe ao homem doenças que antes não o atingiam, como a varíola, malária, sarampo e gripe. Mesmo com as dificuldades, a vida tinha que continuar, e outras descobertas aconteceriam com o passar do tempo, como foi o caso do ferro na Ásia em 1500 a.C., sendo extraído da rocha aquecida.
Amostras de ferro
Buscando aprimorar a escrita, em 1000 a.C., os gregos criaram um alfabeto com 24 letras. Cada uma das letras representava um som, e isso fez com que esse novo sistema fosse compreendido com maior facilidade do que os sistemas anteriores.
Alfabeto grego
Veja também Humanos - Capítulo 5
http://educarmel.blogspot.com.br/2011/11/humanos-capitulo-5_13.html
http://educarmel.blogspot.com.br/2011/11/humanos-capitulo-5_13.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário