Segundo estudos, a presença de animais como cães ou gatos na vida de pessoas, principalmente crianças, contribui no processo de cura de determinadas doenças.
A Delta Society, entidade sem fins lucrativos localizada na cidade de Bellevue nos Estados Unidos, ajuda pessoas com problemas de saúde através de terapias que incluem a presença de animais.
Segundo a entidade, a proximidade dos animais influencia positivamente na pressão arterial, reduz o nível de stress, ansiedade, depressão e a sensação de solidão.
Com o treinamento dado por seus voluntários, os animais são levados a lugares como hospitais e centros de fisioterapia, levando distração aos pacientes e facilitando assim a realização de determinados procedimentos médicos, principalmente em pacientes pediátricos e adultos em recuperação de doenças como derrame.
Ainda segundo a entidade, este tipo de terapia deixa as pessoas mais extrovertidas, melhora a auto-estima, contribui no tratamento de doenças psiquiátricas e aumenta a capacidade de aprendizagem.
Um estudo conduzido pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Washington concluiu que crianças com transtornos invasivos de desenvolvimento e com dificuldade de comunicação social,tornaram-se mais focadas e mais conscientes de seus ambientes sociais com a presença de um cão de terapia.
Alguns psiquiatras também apontam a evolução no tratamento de pacientes depressivos através do aumento da socialização e diminuição dos sintomas da doença; redução na agressividade e aumento da concentração em crianças com transtornos de conduta; melhora na atenção de crianças portadoras de autismo e de pacientes com Alzheimer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário