Em 24 de janeiro de 1984, a Apple lançava o Macintosh, a máquina que viria a revolucionar a história da computação, sendo o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica. O Macintosh é ainda hoje um dos computadores mais usados no mundo.
Entre 11 e 20 de janeiro de 1985 ocorre a primeira edição de um dos maiores festivais de rock do mundo, o Rock in Rio. Considerado a melhor das edições, o festival de 1985 teve atrações como Queen, Iron Maiden, Whitesnake, AC/DC, Scorpions e Ozzy Osbourne.
Em 26 de abril de 1986, a cidade de Chernobyl, na Ucrânia, foi palco do maior acidente nuclear de todos os tempos. A explosão do reator Chernobyl 4 liberou no ar uma quantidade de material radioativo 400 vezes maior do que a das bombas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki. A nuvem se espalhou pela União Soviética e por outros países da Europa.
Depois de 28 anos separando as Alemanhas Oriental e Ocidental, o Muro de Berlim é derrubado em 9 de novembro de 1989. A reunificação das Alemanhas seria oficializada em 3 de outubro de 1990.
Em 17 de janeiro de 1991, o Iraque, por ter invadido o Kuwait, tem a sua capital Bagdá bombardeada por uma coalizão de 34 países liderada pelos Estrados Unidos. Com o uso de armas de alta tecnologia, a Guerra do Golfo foi transmitida para todo o mundo. A guerra teve seu fim no mês de abril, quando o Iraque acabou se rendendo.
Em junho de 1991, a Iugoslávia começa a se desintegrar. Primeiro foram a Croácia e a Eslovênia que se tornaram independentes, mais tarde foi a Macedônia e depois a foi a vez da Bósnia Herzegovina. Outros países ainda surgiriam desta separação.
Em 8 de agosto de 1991, o cientista Tim Berners Lee cria o primeiro site da história. Com conteúdo explicativo sobre o WWW (World Wide Web), o site foi o primeiro passo da internet como conhecemos hoje.
A tensão entre conservadores e reformistas em 1991, fez com que Mikhail Gorbachev desse autonomia às repúblicas tentando evitar uma guerra civil. Com a votação do parlamento pela dissolução, em dezembro Bóris Ieltsin declara a independência da Rússia e a criação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), dando fim à União Soviética.
A religiosa baiana Irmã Dulce, conhecida por suas obras de caridade e de assistência aos pobres, faleceu em 13 de março de 1992. A freira que chegou a ser indicada para o Prêmio Nobel da Paz em 1988, foi beatificada em 22 de novembro de 2011.
A Índia foi sacudida por um terremoto em 29 de setembro de 1993. O tremor atingiu 6,4 graus da escala Richter e deixou mais de 15 mil mortos.
Após o colapso do socialismo no leste europeu, a Tchecoslováquia abandona o comunismo e em 1 de janeiro de 1993 divide-se em dois países: República Tcheca e República Eslovaca.
Importante representante do movimento anti-apartheid, Nelson Mandela tornou-se o primeiro presidente Negro da África do Sul no dia 9 de fevereiro de 1994. Mandela governou o país entre 1994 e 1999.
Em 16 de janeiro de 1995 a cidade japonesa de Kobe é atingida por um terremoto de 7,3 graus na escala Richter que deixa 6 mil mortos. Quatro meses depois, a ilha de Sacalina é atingida por outro terremoto com 7,5 graus que causa 2500 mortes.
Kobe
Em 22 de abril de 1995 durante a guerra civil em Ruanda, dois mil refugiados hutus foram mortos por soldados tutsis.
Em maio de 1995, uma epidemia do vírus Ebola atinge o país africano Zaire causando mais de cem mortes.
Veja também:
Humanos - Capítulo 25
Nenhum comentário:
Postar um comentário