As mulheres têm um risco maior de aborto quando elas ou seus parceiros consomem cafeína em excesso, segundo um novo estudo concluído nos Estados Unidos.
Mulheres que bebem mais de duas bebidas que contenham cafeína por dia durante as primeiras sete semanas de gravidez são mais propensas a ter um aborto espontâneo, de acordo com o estudo publicado nesta quinta-feira na revista Fertility and Sterility.
O estudo, realizado por pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde e da Universidade do Estado de Ohio, foi baseado em dados do Inquérito Longitudinal da fertilidade (LIFE, sigla em inglês).
Esse estudo incluiu 501 casais em Michigan e Texas entre os anos 2005 e 2009. A pesquisa considerou a relação entre fertilidade, estilo de vida e exposição a substâncias químicas no ambiente.
A pesquisa fez uma comparação entre o uso do cigarro, o consumo de bebidas com cafeína e uso de multivitamínicos entre 344 casais em que a mulher estava grávida. Das gestações, 98 (28%) terminaram em aborto espontâneo.
As conclusões dos pesquisadores foram baseadas na chamada taxa de risco que estima as chances de um resultado particular que ocorra durante o período de estudo.
Os pesquisadores concluíram ainda que o risco de aborto por conta do excesso de cafeína pode ser tanto quanto pelo que foi consumido pela mulher quanto pelo homem.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário