sexta-feira, 25 de março de 2016

Países Mundo Afora: Suriname

Localizado ao norte da América do Sul, o Suriname limita-se a oeste com a Guiana, ao sul com o Brasil, a leste com a Guiana Francesa e ao norte com o Oceano Atlântico. Ex-colônia holandesa, o país era conhecido como Guiana Holandesa, mas, após conquistar a independência, em 1975, passou a adotar o nome de Suriname. Seu clima é equatorial chuvoso. A temperatura média anual é de 27°. A temporada de chuvas mais intensas ocorre nos meses de abril a julho.

Cachoeira Blanche Marie

Suriname tinha em 2014 uma população estimada em 568.000 habitantes. Sua capital, Paramaribo, é também sua maior cidade com população de 250.000 habitantes. O país é um dos menos densamente povoadas do mundo, com apenas 3 pessoas por quilômetro quadrado.

Paramaribo

O interior do país é coberto pela selva. A maior parte da população do país vive na região costeira. A costa era formada por pântanos, que foram drenados para tornar possível a agricultura. Esse tipo de vegetação ocupa uma área que avança até 18 km para o interior do país. 

Monte Kasikasima

A partir daí, já com 50 metros acima do nível do mar, encontra-se uma planície arenosa. Na fronteira sudoeste, estende-se uma área de savana, coberta de gramíneas. O ponto mais alto do país é o monte Julianatop, com 1.286 metros de altitude.

Monte Julianatop

A fauna e a flora do país são exuberantes, tipicamente tropicais. Destacam-se as aves coloridas, as palmeiras em grande quantidade. As tartarugas, os macacos e as antas são animais comuns.

Tartaruga de Couro

Atelopus

A economia do Suriname depende da mineração. O país tem grandes reservas de bauxita (matéria-prima do alumínio), ouro e petróleo. Na agricultura, cultivam-se arroz, cana-de-açúcar, banana e coco.

Indústria exploradora de bauxita

As religiões no país são assim divididas: 27,4% de hindus, 25,2% de protestantes, 22,8% de católicos, 19,6% de muçulmanos e 5% de outras religiões. 

Mesquita em Pararibo

Outras Informações:


Bandeira do Suriname

Moeda: Dólar do Suriname
Idioma: holandês (oficial), hindustâni, javanês, inglês, francês, crioulo.
Área Total: 163.265 km²
Alfabetização: 94,7%


Fontes:

brasilescola.uol.com.br

escolabritânica.com.br
indexmundi.com
infoescola.com
worldpopulationreview.com


Imagens:

amphibianrescue.org
blog.tix.nl
flagsinformation.com
loopsuriname.com
pinterest.com
surinametourism.sr
surinamhotspots.com
tabiki.wordpress.com
washingtontimes.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário