domingo, 10 de março de 2019

Países Mundo Afora: Venezuela

Oficialmente denominada República Bolivariana da Venezuela, a nação foi uma colônia espanhola e fez parte da Gran Colombia, juntamente com Nova Granada (atual Colômbia), Panamá e Equador. Sua colonização iniciou em 1520, sendo que sua independência veio quase trezentos anos depois, em 5 de julho de 1811. A Venezuela está localizada ao norte da América do Sul, e tem como vizinhos Colômbia ao oeste, Brasil ao sul, Guiana a leste e ao norte do mar do Caribe.

Ponte General Rafael Urdaneta, Maracaibo

Até 2017 o país contava com quase 32 milhões de habitantes distribuídos pelos 916.445 km² que se divide em 23 estados e um Distrito Federal. 85% da população vive em cidades dentre as quais destacam-se a capital Caracas, Maracaibo, Valência, Barquisimeto e Ciudad Guayana.

Distribuidor La Araña, Caracas

A etnia predominante no país é mestiça (uma mistura de europeus, africanos e indianos) que constitui 69% da população. Brancos são 20%, negros 9% e 2% são indígenas. 92,1% dos venezuelanos são católicos. 

Complexo de Refinarias de Paranaguá

A indústria mais importante do país é a do petróleo. Até 1970, a nação era a maior exportadora do mundo. Outros recursos de grande valor econômico e estratégico são o ouro, o ferro e alumínio, além do gás natural.

Salto Ángel, Parque Nacional de Canaima

A educação primária no país é gratuita e obrigatória, no entanto, as escolas privadas desempenham um papel muito importante de complemento aos estudos. O índice de alfabetização venezuelano é de 96,3%.

Cayo de Aguas, Los Roques

O clima do país é tropical, com temperaturas entre 18 e 29ºC. A fauna é diversa e abundante e os habitats vão desde as montanhas dos Andes até o oeste da Bacia Amazônica, através de extensas planícies e a costa do Caribe, no centro e no delta do rio Orinoco, ao leste. Estes incluem cerrados no extremo noroeste e litoral e florestas de mangue no nordeste. Suas florestas de baixa altitude e tropicais são particularmente ricas.

Anaconda

Com mamíferos característicos dos trópicos, entre as espécies se encontra tamanduá, urso de óculos, preguiça, tatu, jaguatirica, jaguar, puma, veados, capivara, anta, lontra e diversos tipos de pequenos macacos. O país tem uma das maiores variedades de espécies de aves, entre as quais estão as araras, tucanos, guácharos, turpiais, mutuns, flamingos e muitos tipos de garças e papagaios. Entre os répteis estão o jacaré de Orinoco, tartarugas e cobras como a anaconda, a jiboia e a cascavel.

Turpial

A flora, por outro lado, consiste em árvores de até 40 metros de altura, como caiba, yagrumo, guamo, mogno, cipós, bromélias e outras espécies de epífitas, flor de mayo, que é tida como a flor nacional venezuelana, ipê amarelo e mais de 25.000 espécies de orquídeas.


Referências:

actiweb.es  /  caracteristicas.co  /  indexmundi.com   /  paamul.com.ar  /  venezuelatuya.com  /  voyagesphotosmanu.com  /  wikipedia.org

Fontes de imagens por ordem de exibição: 

wikipedia.org  /  lucianosalvetti.blogspot.com  /  wikipedia.org  /  youtube.com  /  fineartamerica.com  /  travellerspoint.com  /  ebird.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário