segunda-feira, 20 de junho de 2011

O Rock Brasileiro Desde os Primórdios Até Hoje em Dia: Os Mutantes

Formado em 1966, Os Mutantes tinha como integrantes Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias. Já no ano de 67 ficaram em segundo lugar ao lado de Gilberto Gil no festival Record. No ano seguinte, ao lado de Caetano Veloso, Gal Costa, Gil, Nara Leão e Tom Zé, gravaram o LP "Tropicália ou Panis et Circenseis".


Ainda em 68, Os Mutantes lança o primeiro LP só deles: era o início da consagração. Em 69 apresentaram-se na França e lançaram o segundo disco. Participaram de outros festivais atuando sozinhos com "Dom Quixote" e "2001" e em 1970 com "Ando Meio Desligado".

[Mutantes+13.jpg]
"Mutantes e Seus Cometas no País dos Baurets" que tinha um dos maiores sucessos da carreira, a "Balada do Louco", foi lançado em 1972, sendo o último LP com a formação de origem. Depois desta fase, outras formações diferentes, incluíram Antônio Pedro Medeiros, Dinho, Rui Motta, Manito e Túlio Mourão.


O grupo marcou seu nome na história, sendo citados como definição da palavra Mutantes na enciclopédia Delta La Rousse; receberam a comenda Padre Anchieta outorgada pela Câmara Municipal de São Paulo e em 2006 se estabeleceram mundialmente depois de um show no Barbican Theatre em Londres, aonde tiveram a participação de Zélia Duncan nos vocais.


Após esta apresentação a banda fez uma tour pelos Estados Unidos, nos locais de maior prestígio dentro da história do rock mundial: Hollywood Bowl LA, Webster Hall NY City, The Filmore San Francisco, Seatle, The Pitchfork Festival Chicago e Miami, onde receberam o prêmio de melhor show do ano de 2006.

Com um público de 100.000 formado por pessoas de todas as idades, em 2007 tocam no Brasil pela primeira vez em 30 anos, em uma estréia inesquecível no aniversário da Cidade de São Paulo, em frente ao Museu do Ipiranga.

Depois de vários shows em solo brasileiro, Os Mutantes partem para uma tour internacional pela Europa e Estados Unidos, com shows em Chicago, Los Angeles, São Francisco e Lincoln Center. O grupo recebeu ótimas críticas sendo inclusive primeira página do New York Times.


A turnê seguiu pela Europa com shows na Escócia, Espanha, Inglaterra, Irlanda, Itália e Portugal. Em meados de 2007, ao lado de Tom Zé, a banda começa o trabalho de composição de músicas novas para o novo CD. Em 2009, sai o álbum que foi lançado primeiramente no exterior.


Discografia

Os Mutantes - 1968

Ficheiro:Mutantes 1968.jpg
Mutantes - 1969

A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado
1970

Jardim Elétrico - 1971

Mutantes e Seus Cometas no País dos 
Baurets - 1972

Tudo Foi Feito Pelo Sol - 1974

Mutantes ao Vivo - 1976

O A e o Z - 1992 (Gravado em 1973)

Tecnicolor - 2000 (Gravado em 1970)

Haih or Amortecedor - 2009


Veja também:
O Rock Brasileiro Desde os Primórdios Até Hoje em Dia: Casa das Máquinas
http://educarmel.blogspot.com/2011/06/o-rock-brasileiro-desde-os-primordios_27.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário