Continente: América Central
Capital: Tegucigalpa
Idioma: Espanhol
Moeda: Lempira
Área Total: 112 492 km²
População: 8.143.564 habitantes
Alfabetização: 80%
Honduras é um país localizado na América Central e limita-se ao sul com a Nicarágua, El Salvador e o Golfo de Fonseca, ao norte e leste com o Mar das Caraíbas e a oeste com a Guatemala.
Tegucigalpa
La Ceiba
País com o território mais montanhoso da América Central, Honduras possui irregularidades em sua superfície que são classificadas por quatro unidades de relevo: planície e encostas das montanhas orientais; ao norte, planícies aluviais e serras litorâneas, terras elevadas no centro do país e as planícies do Pacífico e baixas encostas das montanhas.
Ponte de Choluteca
Teatro Nacional Manuel Bonilla
O clima no país é tropical quente, úmido nas costas e seco no interior. Suas temperaturas são muito mais frescas no interior que no litoral. De maio a outubro ocorre a estação chuvosa, embora chova regularmente o ano todo na costa caribenha. Neste período o clima é sufocante devido ao forte calor e ao alto nível de umidade. No interior hondurenho e na costa pacífica o clima fica seco de novembro a abril. As temperaturas são mais suaves no inverno e a umidade é menor.
Praia de West Bay
Praia de Dinas
Em relação às suas florestas, o país conta com uma grande biodiversidade que inclui mais de 10.000 espécies de plantas, mais de 300 diferentes répteis, milhares de aves e dezenas de mamíferos.
Cachoeira em Rio Zacate
Parque Nacional Jeannette Kawas
Na economia, o país depende da exportação da banana, café, açúcar, camarão e madeira. Seu quadro industrial é composto por pequenas empresas de produtos alimentícios, bebidas, têxteis, químicos e papel. Apesar de possuir recursos minerais em quantidades consideráveis, estes não são devidamente explorados, com exceção do ouro e da prata. Seus principais parceiros comerciais são os Estados Unidos, a Alemanha, o Japão e a Espanha.
Porto Cortes
Aeroporto
Cerca de 90% da população de Honduras é mestiça, sendo que há também alguns europeus, africanos, asiáticos, árabes e indianos. A maioria dos hondurenhos são católicos romanos, porém é crescente a quantidade de igrejas protestantes que estão surgindo no país.
Igreja da Virgem das Dores
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
As ruínas maias restauradas perto da fronteira com a Guatemala em Copan, refletem a grande cultura maia, que floresceu há centenas de anos até o século 9.
Ruínas de Copán
Nenhum comentário:
Postar um comentário