Continente: África
Capital: Antananarivo
Idioma: Francês
Moeda: Ariary
Área Total: 587.041 km²
População: 21.926.221
Alfabetização: 68,9%
Madagascar, a quarta maior ilha do mundo, encontra-se no Oceano Índico, a 800 km da costa de Moçambique, ao sudoeste da África. Ao longo da costa oriental, cresce o que resta da sua selva tropical. Nesse lugar se encontram praias arenosas, tais como as de Maroantsetra.
.
Vista parcial de Antananarivo
.
Praia de Maroantsetra
.
Devido à sua geografia, seu clima é bastante variado. Em geral, Madagascar tem duas estações: uma quente e chuvosa que vai de novembro a abril, e uma mais fresca e mais seca que vai de maio a outubro.
.
Nosy Iranja
.
Igreja em Antsirabe
.
A ilha de Madagascar tem uma das maiores biodiversidades do planeta. Existem na ilha aproximadamente 200.000 espécies, sendo 150.000 endêmicas, o que significa que elas não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Dentre essas espécies únicas contam-se 50 tipos de lêmures (na verdade, todos os lêmures do mundo estão em Madagascar), várias espécies de sapos e de pássaros.
A flora de Madagascar é composta por mais de 12.000 espécies de plantas, sendo quase mil espécies de orquídeas (quase 80% delas são endêmicas).
.
Uma das plantas mais famosas do país é a árvore baobás, que parece crescer de cabeça pra baixo. Baobás geralmente são encontradas nas partes mais secas da ilha. Essas plantas se adaptaram ao clima seco e armazenam uma grande quantidade de água em seus troncos.
.
Orquídea que produz baunilha
.
Baobás
.
Madagascar também possui um ecossistema único, diferente de todos os outros encontrados na terra. A floresta espinhosa encontrada na parte sudoeste da ilha é especial porque praticamente todas as espécies encontradas lá são cobertas de espinhos. As plantas perecem cactus, apesar de não serem da mesma família. E como sempre, 95% das espécies da floresta espinhosa são endêmicas.
.
Floresta Espinhosa
.
A sua economia se baseia principalmente na agricultura, mineração, pesca e produção de roupas. Um dos produtos mais conhecidos do país é a baunilha, que vem de uma orquídea. 70% da população do país está abaixo da linha da pobreza e quase metade das crianças menores de 5 anos sofrem de desnutrição.
.
Comércio em Antananarivo
.
Palácio de Rova
.
Em 2005 o governo de Madagascar anunciou a descoberta de grande uma quantidade de petróleo. O petróleo deve ser parte fundamental do futuro econômico do país, junto com a mineração, a exploração de pedras preciosas (Madagascar tem muitas safiras) e o turismo. O ecoturismo, uma forma de turismo que minimiza os impactos no meio-ambiente, pode ajudar a economia do país e ao mesmo tempo proteger sua natureza e sua vida selvagem.
.
Camaleão em Madagascar
.
Rio Betsiboka
Nenhum comentário:
Postar um comentário