quarta-feira, 6 de novembro de 2024

O Que Faz Um Café Ser Classificado Como Extra Forte?


O café extra forte é formado por grãos muito torrados, alguns até carbonizados, por isso, você sente um sabor extremamente amargo, muitas vezes associado com a potência ou a força do café. Este método de torra execessiva serve para mascarar os defeitos de grãos de má qualidade.

Seu amargor nada tem a ver com efeito mais forte ou maior potência, e sim, com a baixa qualidade mesmo. Todo grão de café, antes de ser comercializado, passa por um processo de torra que é fundamental para a qualidade geral do produto final. Sendo assim, na realidade, ao beber um extra forte você consome nada mais, nada menos, que um café queimado; com pouco sabor, doçura, aroma e nutrientes. 

Seus grãos, geralmente são escolhidos a partir do café arábica, que são compostos por grãos defeituosos e que forneceriam sabores estranhos em torras mais claras. Entre suas principais características está o fato de se precisar usar uma quantidade maior de açúcar justamente para mascarar esse sabor mais intenso dos grãos defeituosos.

Ele também é mais fino e contém menos cafeína. Por conta desses grãos defeituosos, que podem ter fungos, cascas e palhas, o café pode gerar problemas intestinais e azia se consumido em grandes quantidades..

Fontes:

https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/06/cafe-extraforte-tradicional-gourmet-baristas-explicam-as-grandes-diferencas-entre-5-tipos-mais-vendidos-do-produto.ghtml
https://villacafe.com.br/blog/a-realidade-por-tras-do-cafe-extra-forte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário