domingo, 12 de abril de 2020

Grandes Cidades da América do Sul

São Paulo

A capital mais rica e populosa do Brasil gera sozinha nada menos que 10% de toda riqueza nacional. Sua população estimada pelo IBGE em 2018 era de 12.176.866 pessoas, sendo a terceira maior cidade do mundo em número de habitantes e o metro quadrado mais caro do país. A distribuição da população paulistana em seus 96 distritos é bastante heterogênea. A diferença entre o menor distrito em termos populacionais, Marsilac (8.398 habitantes), e o maior, Grajaú (387.148 habitantes), é de 46 vezes.


A economia do município de São Paulo é diversificada, com predomínio do setor de serviços, que responde por quase 89% de seu produto interno bruto – na média do estado essa participação é de 77%. Moram 326 mil descendentes de japoneses em São Paulo, o que faz dela a cidade mais nipônica fora do arquipélago oriental. Contando a região metropolitana inteira, são meio milhão de descendentes, o que tornaria a Grande São Paulo uma ‘cidade japonesa’ de médio porte, equivalente a Nagasaki e Nagano. 


A segunda metade do século XIX foi marcada por um dos maiores movimentos de migração de povos no mundo. Muitos, especialmente os italianos, cruzaram o atlântico e vieram para o Brasil, principalmente para São Paulo. A oferta de mão de obra atraiu empresas e investidores e o progresso na região também despertou atenção de milhares de trabalhadores brasileiros, a maioria do Norte e Nordeste do país.


Lima

Lima é uma das mais importantes cidades da América do Sul e é declarada Patrimônio Cultural da Humanidade. A capital peruana é considerada o centro comercial, financeiro, cultural e político do país. Internacionalmente, a cidade ocupa o quinto lugar entre as mais populosas da América Latina e do Caribe, e é uma das quarenta aglomerações urbanas mais povoadas do mundo. 


Sua população excede 8,5 milhões de habitantes, quase um terço de todos os habitantes do Peru e se divide entre mestiços, crioulos e ameríndios. No país também existem muitos imigrantes europeus (espanhóis, franceses, italianos e alemães) e, principalmente, asiáticos (chineses e japoneses). 


A cidade está localizado na costa central do país, ao longo do Oceano Pacífico, formando uma extensa e populosa área urbana conhecida como Lima Metropolitana, ladeada pelo litoral e deserto estendido ao longo dos vales dos rios Chillon, Rimac e Lurin. As fábricas que compõem a área metropolitana chegam a cerca de 7.000. Essa importância industrial deve-se à grande quantidade de mão de obra que além de ser barata é de qualidade. Empresas como as especializadas em têxteis ou alimentos são as mais comuns, mas também há as de produtos químicos, couro e derivados de petróleo.


Bogotá

A capital colombiana está localizada na Sabana de Bogotá, no Planalto Cundiboyacense, na Cordilheira Oriental dos Andes, a uma altitude de cerca de 2.630 metros acima do nível do mar. Possui uma área total de 1.776 km² e uma área urbana de 307 km². 


Bogotá destaca-se como importante centro econômico e industrial. É a maior e mais populosa cidade do país, além de ser o mais importante centro cultural, industrial, econômico e turístico da Colômbia e um dos mais importantes da América Latina. Sua população estimada em 2018 era de cerca de 8 milhões de pessoas no Distrito Capital e cerca de 11 milhões de pessoas na área metropolitana. Bogotá foi considerada uma das cidades mais perigosas do mundo, com uma taxa de homicídios de 81 pessoas por 100.000 habitantes. O número diminuiu para cerca de 16 pessoas por 100.000 nos últimos dois anos. 


A cidade tem um dos níveis mais baixos de inflação entre as mais importantes da América Latina. Em 2018 este percentual foi de 3,06%, ficando abaixo de cidades como Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. A região metropolitana reúne 32% das empresas do país e 57% das transações financeiras são feitas lá. A capital colombiana é um exemplo a ser seguido em matéria de ecologia e meio ambiente, tendo 107 metros quadrados de área verde por pessoa e a maior biodiversidade do mundo por quilômetro quadrado.


Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro está localizado no sudeste do Brasil e tem uma população de cerca de 6.700.000 habitantes. A área do município dé de 1.255,3 Km², incluindo as ilhas e as águas continentais.  A região metropolitana do Rio é composta por outros 17 municípios que constituem o chamado Grande Rio, com uma área de 5.384 km. 


A capital carioca também é um dos principais destinos turísticos do mundo. A vibrante cultura da cidade e muitos museus, locais históricos e características físicas - especialmente as praias de Copacabana e Ipanema - atraem grandes multidões de visitantes, assim como eventos e festivais como as celebrações anuais de Carnaval e de Ano Novo. 


As fábricas do Rio produzem alimentos processados, têxteis, móveis, produtos químicos, derivados de petróleo, produtos farmacêuticos e metais. A fabricação de eletrônicos e computadores também começou a desempenhar um papel importante na economia. A cidade também é um grande centro financeiro e bancário tendo o mercado de ações mais ativo do país.


Caracas

Caracas é a capital da República Bolivariana da Venezuela, bem como o mais importante centro administrativo, financeiro, comercial e cultural da nação. Está localizada no centro-norte do país a cerca de 15 km do Mar do Caribe e situada a uma altitude média de 900 metros acima do nível do mar. 


A cidade abriga a maioria das empresas de serviços, alimentos e manufatura da Venezuela, incluindo a PDVSA. Em Caracas, se pode encontrar um sistema de transporte subterrâneo moderno, limpo e funcional. 


De acordo com o Instituto Nacional de Estatística a cidade tem uma população de 3,205,463 habitantes, mas devido ao seu rápido crescimento e sua alta densidade populacional, Caracas ultrapassou os limites administrativos de seu perímetro, cobrindo territórios que fazem o Distrito Metropolitano e até mesmo superando-o, chegando a formar uma aglomeração urbana de cidades satélites com uma população estimada de 4,5 milhões de habitantes.

Referências:

bogota.gov.com
britannica.com
cidades.ibge.gov.br
ecured.cu
encyclopedia.com
enperu.org
es.investinbogota.org
exame.abril.com.br
icm2018.org
limaperu.origenandino.com
rutaschile.com
saopaulo.sp.gov.br
super.abril.com.br
turismo.org
worldpopulationreview.com

Imagens

guiadasemana.com.br
imagens.usp.br
anhxeom.us
holeinthedonut.com
picturo.pw
holaintercambio.com
booking.com
wallpapersafari.com
viagenseresorts.pt
minube.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário