quarta-feira, 13 de novembro de 2024

As Dez Maiores Pontes Do Brasil


Com 453 pilares e 13,290 km de extensão, sendo 8,836 km sobre o mar, a Ponte Rio-Niterói serve como uma importante rota de escoamento de produção para a Região dos Lagos, litoral norte fluminense e outros estados.


A Ponte Rodoferroviária Rollemberg-Vuolo, também conhecida como Ponte Rodoferroviária sobre o Rio Paraná, é a maior ponte fluvial brasileira com 3,700 km de extensão; tem dois andares, sendo o superior rodoviário e a parte inferior destinada ao transporte ferroviário, e é também a única grande ponte deste estilo no Brasil, sendo cartão postal para os 2 Estados interligados por ela, atraindo turistas do país inteiro, quiçá do mundo.


A Ponte Ayrton Senna, que liga as cidades de Guaíra, no Paraná, e Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul, é a única ponte no mundo em curva na parte central com tobogã, o que lhe confere um aspecto único e desafiador. Com um comprimento total de 3,607 km e uma largura de 10 metros, a ponte tem o maior pilar com 52 metros de altura, equivalente a um prédio de 17 andares.


A Ponte Jornalista Phelippe Daou, sobre o Rio Negro, conta com 3,595 km de extensão. Ela conecta os municípios de Manaus e Iranduba e foi inaugurada no dia 24 de outubro de 2011, durante o aniversário da capital amazonense.


Com 3,330 km de extensão, a Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, também conhecida como Terceira Ponte, atravessa a Baía de Vitória (Espírito Santo) conectando a capital do estado à Vila Velha. Seus 70 metros de altura proporcionam o 2º lugar no ranking das pontes mais altas do país.


A Ponte Anita Garibaldi, situada em Laguna (Santa Catarina), é uma notável obra de engenharia que merece destaque. Classificada como a segunda maior ponte estaiada em curva de todo o Brasil, esta imponente estrutura se estende por uma impressionante extensão de 2,815 km, oferecendo uma pista dupla que se integra harmoniosamente com a paisagem envolvente. O ponto culminante desta engenharia é, sem dúvida, o seu vão central, que se estende por grandiosos 400 metros, suspensos no ar por 60 robustos cabos de aço.


A Ponte Newton Navarro, localizada em Natal (Rio Grande do Norte), possui cerca de 2,713 km de extensão e passa sobre o rio Potengi, ligando a Zona Norte à Zona Leste da cidade. A obra tem 500 metros sustentados por cabos de aço presos a dois blocos centrais de 110 metros de altura.


Com 2,550 km de comprimento por 12,30 metros de largura, a Ponte Hélio Serejo foi inaugurada em 1964, sendo considerada orgulho da engenharia nacional. A mesma foi construída devido à necessidade da elevação da via de acesso entre os estados de São Paulo e o Mato Grosso do Sul e hoje é considerada um dos mais belos pontos turísticos da região.


Com 2,400 km de extensão, a Ponte Engenheiro Gilberto Paim Pamplona fica sobre o rio Tietê e liga as cidades de Novo Horizonte e Pongaí, no interior paulista.


A Ponte Mista de Marabá é a única do país cujas faixas de rolamento ao longo de sua extensão de 2,340 km, sem nenhuma junta de dilatação, são do tipo mão inglesa (sentido invertido), tendo ao centro a via férrea que atende ao transporte de cargas, principalmente minérios e passageiros entre os estados do Pará e Maranhão.

Fontes:

https://www.ecoponte.com.br/
https://www.aparecidadotaboado.ms.gov.br/portal/noticias/0/3/2431/prefeito-jose-natan-relembra-visita-de-hashioka-e-comemora-restauracao-da-ponte-rodoferroviaria
https://www.guaira.pr.gov.br/noticias/noticia/3314
https://portalamazonia.com/amazonas/ponte-sobre-o-rio-negro-e-considerada-a-maior-ponte-estaiada-do-brasil/
https://www.al.es.gov.br/Noticia/2023/08/45419/apos-34-anos-ponte-e-ampliada-e-ganha-ciclovia.html
https://turismo.laguna.sc.gov.br/ponte-anita-garibaldi/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Newton_Navarro
https://www.presidenteepitacio.sp.gov.br/portal/turismo/0/9/818/ponte-helio-serejo-antiga-ponte-professor-mauricio-joppert-silva
https://www.metropoles.com/sao-paulo/obras-de-duplicacao-em-maior-ponte-de-sao-paulo-e-iniciada
https://oregional.com.br/blog/detalhes/a-ponte-mista-de-maraba

Fotos por ordem de exibição:

Ecoponte
https://constran.com.br/wp-content/uploads/2020/06/PONTE-RODOFERROVI%C3%81RIA-SOBRE-O-RIO-PARAN%C3%81.jpg
Gilson Abreu/AEN
http://amazonastotal.com.br/ponte-rio-negro-volta-a-ser-iluminada-apos-tres-anos/
https://onibusetransporte.com/2024/09/28/terceira-ponte-sera-temporariamente-interditada-no-
sentido-vitoria-x-vila-velha-para-corrida-neste-domingo-29/#google_vignette
Arquivo próprio
Canindé Soares
https://clickpetroleoegas.com.br/construcao-da-ponte-helio-serejo-conecta-sp-e-mato-grosso-e-considerada-uma-das-maiores-pontes-do-brasil/
Olicio Pelosi
https://movenoticias.com.br/conheca-a-unica-ponte-de-mao-inglesa-no-brasil-que-fica-em-plena-amazonia/

sábado, 9 de novembro de 2024

Muro De Berlim E O Início Da Queda


Durante uma onda revolucionária de libertação ao comando de Moscou que varreu o Bloco Leste, o governo da Alemanha Oriental anunciou em 9 de novembro de 1989, após várias semanas de distúrbios civis, que todos os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Ocidental Capitalista e Berlim Ocidental. Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o muro juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado, em uma atmosfera de celebração. Ao longo das semanas seguintes, partes do muro foram destruídas por um público eufórico e por caçadores de souvenirs. 

Mais tarde, equipamentos industriais foram usados para remover quase o todo da estrutura. A queda do Muro de Berlim abriu o caminho para a reunificação alemã que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria. O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos, está marcado no chão o percurso que o mesmo fazia quando estava erguido.

A construção aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, quando a Europa foi dividida entre a União Soviética e seus ex-aliados ocidentais, e os soviéticos gradualmente ergueram a "Cortina de Ferro" para separar o Oriente do Ocidente.

A Alemanha derrotada foi dividida em duas por Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética. A parte oriental foi ocupada pelos soviéticos e, batizada como República Democrática Alemã, tornou-se o ponto de apoio da União Soviética na Europa Ocidental.

Berlim foi dividida em quatro pedaços, com as zonas britânicas, francesas e americanas a oeste e uma zona soviética a leste. Berlim Ocidental tornou-se uma ilha cercada pela Alemanha Oriental comunista.

O muro foi finalmente construído em 1961, porque muitas pessoas estavam deixando Berlim Oriental rumo ao Ocidente.

Oficialmente capital das duas Alemanhas (embora o governo ocidental ficasse sediado em Bonn), Berlim foi cortada ao meio, fisicamente, pelo muro de concreto com 155 km de extensão e 3,6 metros de altura. Quem tentasse cruzar de um lado para outro poderia ser morto – o que, de fato, aconteceu com pelo menos 100 pessoas.

A partir de meados dos anos 1980, com as políticas reformistas do dirigente soviético Mikhail Gorbatchev (a Perestroika, na economia, e a Glasnost, na política), a tensão entre as duas Alemanhas começou a diminuir e outros países do Leste Europeu acompanharam as mudanças. Em setembro de 1989, depois que o governo da Hungria abriu as fronteiras com a Áustria, milhares de cidadãos da Alemanha Oriental começaram a sair do país, atravessando a antiga Tchecoslováquia, chegando à Hungria e, em seguida, ao território austríaco. 

Dali, eles tinham livre acesso ao mundo ocidental. O governo alemão oriental, que até então tinha se mantido imune às tendências de reforma dos países vizinhos, teve que ceder: em 9 de novembro, vencido pelas manifestações populares e pela onda de emigração em massa, abriu os postos de fronteira com a Alemanha Ocidental.

Na noite daquele mesmo dia, mais precisamente às 23h, o muro começava a ser derrubado por berlinenses eufóricos com marretas, martelos e picaretas. Um dia após a abertura de todas as fronteiras, soldados da Alemanha Oriental começaram a derrubar uma parte do Muro. Guindastes arrancaram pesados blocos de concreto, e seus pedaços foram distribuídos como souvenir. Os alemães de ambos os lados da cidade subiram e dançaram em cima daquele que havia sido, nas décadas anteriores, o grande divisor simbólico do mundo. 

Foto:

© Tom Stoddart/​Getty Images

Fontes:

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-50323088
https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/coberturas/queda-do-muro-de-berlim/noticia/queda-do-muro-de-berlim.ghtml
https://pt.wikipedia.org/wiki/Muro_de_Berlim
https://www.todamateria.com.br/queda-do-muro-de-berlim/

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

O Que Faz Um Café Ser Classificado Como Extra Forte?


O café extra forte é formado por grãos muito torrados, alguns até carbonizados, por isso, você sente um sabor extremamente amargo, muitas vezes associado com a potência ou a força do café. Este método de torra execessiva serve para mascarar os defeitos de grãos de má qualidade.

Seu amargor nada tem a ver com efeito mais forte ou maior potência, e sim, com a baixa qualidade mesmo. Todo grão de café, antes de ser comercializado, passa por um processo de torra que é fundamental para a qualidade geral do produto final. Sendo assim, na realidade, ao beber um extra forte você consome nada mais, nada menos, que um café queimado; com pouco sabor, doçura, aroma e nutrientes. 

Seus grãos, geralmente são escolhidos a partir do café arábica, que são compostos por grãos defeituosos e que forneceriam sabores estranhos em torras mais claras. Entre suas principais características está o fato de se precisar usar uma quantidade maior de açúcar justamente para mascarar esse sabor mais intenso dos grãos defeituosos.

Ele também é mais fino e contém menos cafeína. Por conta desses grãos defeituosos, que podem ter fungos, cascas e palhas, o café pode gerar problemas intestinais e azia se consumido em grandes quantidades..

Fontes:

https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/06/cafe-extraforte-tradicional-gourmet-baristas-explicam-as-grandes-diferencas-entre-5-tipos-mais-vendidos-do-produto.ghtml
https://villacafe.com.br/blog/a-realidade-por-tras-do-cafe-extra-forte/